Sem categoria

Xenobióticos

XenobioticosOs xenobióticos podem ser definidos como compostos estranhos ao organismo humano, que podem causar uma série de danos à saúde, uma vez que apresentam uma ação tóxica sobre nossas células.

Essas substâncias estão amplamente presentes na nossa dieta, podendo ser acrescidas intencionalmente, como no caso dos conservantes, corantes e aromatizantes ou por conta de contaminação, como no caso dos agrotóxicos, poluentes ambientais, substâncias liberadas de recipientes plásticos e resíduos de medicamentos de uso veterinário. Existem ainda algumas substâncias tóxicas formadas naturalmente por fungos em alimentos mal conservados, durante o processo de fritura de alguns alimentos, como a batata frita ou no processo de defumação de carnes, embutidos e peixes, por exemplo.

Entre os principais danos causados por essas substâncias estão alergias, problemas gastrointestinais e o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, que pode ocorrer após um período prolongado de exposição.  

Mas, o que fazer? Devido à intensa contaminação a que estamos expostos é difícil se proteger totalmente dos riscos associados à ingestão dos xenobióticos, uma alternativa é sempre optar por uma alimentação variada, pois muitos desses compostos apresentam toxicidade após o acúmulo de determinada quantidade no organismo, o que pode levar anos. Outra alternativa é optar alimentos orgânicos. Com relação aos alimentos industrializados, quando não for possível evitá-los, é sempre bom estar atento aos aditivos utilizados. Infelizmente, os rótulos muitas vezes são de difícil entendimento pela população, assim é sempre bom fazer um acompanhamento com um nutricionista, pois ele é o profissional mais indicado para a orientação sobre os riscos e benefícios associados ao consumo de determinados alimentos.

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.