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Proteína antes de dormir e Hipertrofia

sonoSabe-se que o treino de força ou resistido promove microlesões nas fibras musculares perturbando a homeostase do organismo por aumentar o estresse. Esse agente estressor força o corpo a adaptar-se e a suportar melhor o estresse subsequente, aumentando o volume e a qualidade das fibras musculares.

O treino resistido estimula a síntese de proteína, mas também a sua degradação, sendo o estímulo à síntese muito maior do que a degradação. No entanto, na ausência de nutrientes que possibilitem essa síntese, a degradação proteica pode se tornar maior. Portanto, aqueles que visam o aumento de massa muscular devem ter uma nutrição adequada associada ao treinamento físico e descanso.

Já está bem consolidado que a ingestão de proteínas após o treino estimula a síntese de proteica. Beelen e colaboradores (2008) observaram esse efeito, no entanto perceberam que essa ingestão não aumenta a taxa de síntese de proteínas no músculo durante o sono na noite depois do tratamento. Alguns autores têm especulado se a falta de aminoácidos no plasma e / ou a concentração de insulina impede a síntese de proteínas no músculo ao longo da noite.

No estudo de Res e colegas (2012) foi avaliado se o consumo de proteína antes do sono tem digestão e absorção viáveis para aumentar a disponibilidade de aminoácidos e estimular a síntese proteica. Para isso eles ofereceram 40g de caseína 30 min antes de dormir. Os resultados mostraram que durante o sono, a caseína foi eficientemente digerida e absorvida resultando no aumento da concentração de aminoácidos no plasma que foi mantida durante toda a noite. Além disso, esse estudo mostrou aumento nas taxas de síntese de proteína.

Portanto, se o objetivo é aumento de massa muscular é importante estar atento á refeição antes de dormir. Para melhores resultados consulte um nutricionista esportivo.

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

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Referência

RES et al. Protein Ingestion before Sleep Improves Postexercise Overnight Recovery. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2012

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