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Melancia, inclua no seu cardápio!

melanciaAs frutas são em sua maioria uma boa alternativa de alimentos ricos em nutrientes e com baixa caloria. A melancia possui várias propriedades nutricionais, é rica em betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também contém cálcio, fósforo e ferro em boa quantidade. A farinha que é feita da semente contém alto teor de proteínas.

Além disso, é fonte de licopeno, um composto que possui ação antioxidante protegendo o organismo contra a ação dos radicais livres e assim auxiliando na prevenção de doenças crônicas como o câncer e doenças cardiovasculares.

Outra propriedade funcional interessante dessa fruta, é que ela é um dos poucos alimentos naturalmente ricos em citrulina, uma aminoácido que auxilia na vasodilatação, isto é, ajuda a aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, e assim, há uma redução da pressão arterial. Essa ação é interessante tanto para hipertensos como para quem pratica exercícios físicos, pois a vasodilatação melhora a entrega de nutrientes e oxigênio aos músculos em atividade e ajuda a remover algumas substâncias, produzidas durante o treinamento, que são responsáveis pelo aparecimento da fadiga.

Além de tudo isso, a melancia ainda é rica em água ajudando assim a manter a hidratação, uma boa nesse verão!

 

 

 

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

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