Sem categoria

Estratégias para a definição muscular

definicaoO termo “definição” é utilizado para expressar ganho de massa muscular com redução do percentual de gordura.

Muitos nutricionistas preferem adotar estratégias nutricionais separadas para esse objetivo, por exemplo: utiliza-se uma conduta inicial para aumento de massa magra (sem muita exigência com a diminuição do percentual de gordura), também chamado de período de “off”. Após atingir o percentual de massa magra almejado ou maior do que o desejado muda-se a conduta nutricional para a redução de percentual de gordura e tenta-se a manutenção ou redução mínima de massa muscular, período também conhecido como “cutting”.

Aqueles que preferem alcançar a definição com uma única estratégia nutricional devem ter cuidado com produtos que estimulem muito a insulina, como por exemplo a dextrose. Apesar de a insulina ser um hormônio anabólico, ela pode promover o armazenamento de gordura e a diminuição da oxidação dos mesmos durante o treino.

É importante lembrar que o ritmo de treino deve acompanhar a estratégia nutricional adotada com séries adequadas a cada momento. Uma opção interessante para a definição é executar dois treinos ao dia, por exemplo: (1) exercício leve a moderado em jejum pela manhã para aumentar a oxidação de gordura e (2) treino de hipertrofia à noite. Nos estudos de Cocade e colaboradores em 2005 e De Bock e colegas também em 2005, foi mostrada a segurança e eficiência na oxidação de gordura no exercício realizado após o jejum noturno. Entretanto, é importante lembrar que o exercício em jejum deve ser de intensidade leve a moderada, e o que é leve/moderado para algumas pessoas pode não ser para outras.

A orientação de um educador físico é fundamental para a segurança na execução do exercício. Para montar seu plano nutricional procure um nutricionista esportivo. Dessa forma fica mais fácil alcançar a definição de maneira eficaz e segura.

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.