Sem categoria

Você sabe o que o álcool faz com seu corpo?

choppSegundo a Organização Mundial de Saúde, a dependência alcoólica atinge, no Brasil, entre 3 a 10% da sua população. Muito se comenta sobre os efeitos da ingestão de álcool no fígado, porém esse não é o único órgão afetado negativamente; a utilização de bebidas alcoólicas está diretamente relacionada com variados prejuízos ao organismo como um todo e a chave para isso possui uma estreita relação com as alterações no trato digestório.

A ingestão crônica de etanol está relacionada ao refluxo gastroesofágico por lesar diretamente as células do epitélio esofágico e prejudicar a atuação do esfíncter esofagiano inferior, válvula responsável por impedir que o conteúdo do estômago volte para o esôfago. Além disso, reduz a defesa do estômago para o ácido clorídrico (HCl) e inibe a renovação das células gástricas, facilitando o aparecimento de úlceras e hemorragias nessa região. Vale ressaltar que quanto menor o teor alcoólico da bebida, maior será seu poder de aumentar a produção de HCl, ou seja, nesse quesito a cerveja e o vinho seriam mais perigosos do que o rum e a vodka, por exemplo.

Entretanto, esses não são os únicos malefícios do uso abusivo de álcool. Vários estudos demonstram a redução na absorção de nutrientes, gerando deficiências de vitaminas e minerais; o aumento da permeabilidade da barreira intestinal também tem sido estudado, afinal, essa disfunção epitelial possivelmente causada pelo álcool afeta negativamente o sistema imunológico. Cabe citar também a intensificação do estresse oxidativo, resultante da formação de radicais livres, espécies altamente reativas que interferem na estrutura de células e do DNA, contribuindo para o processo de envelhecimento e carcinogênese.

Portanto, fique atento ao consumo de bebidas alcoólicas! Embora essa possa ser uma prática social inicialmente prazerosa, pode trazer grandes malefícios ao organismo quando realizada de forma crônica ou até mesmo quando é feito seu uso de forma aguda em grandes quantidades. 

 

Karen Karen Santos faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail    nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.