Sem categoria

Ribose e sua função metabólica

riboseD-ribose é um carboidrato de 5 carbonos que tem sido comercializado com o objetivo ergogênico para atletas que praticam atividade de alta intensidade. É uma molécula vital para a síntese de ATP, ADP e AMP, além de ser um componente estrutural essencial ao DNA, RNA, FADH, NADH e Coenzima-A. Todos esses componentes são essenciais para manter a homeostase energética celular.

Durante o exercício acontece redução no estoque de ATP podendo promover a fadiga muscular. Em relação ao metabolismo celular, a ribose endógena é incorporada ao ciclo das pentoses sendo convertida a ribose-5-fosfato (R-5-P) pela ribocinase, logo após essa reação o composto é convertido em 5-fosforibosil-1-pirofosfato (PRPP) e isso depende da presença das enzimas G-6-PHD (glicose-6-fosfato desidrogenase) e 6-PGHD (6-fosfogluconato desidrogenase). É importante ressaltar que essas duas enzimas são limitantes nessa conversão e tem baixa atividade no músculo esquelético e no coração. Uma vez formado o PRPP, é indiretamente convertido em Inosina Monofosfato (IMP) e depois em Adenosuccinato pela Adenosuccinato sintetase, por fim esse composto é convertido em adenosina monofosfato (AMP). O AMP será fosforilado para adequar os estoques de ATP.

Segundo Dodd e colaboradores (2004) uma dose efetiva de ribose depende de fatores como absorção intestinal, apuração renal e captação muscular. A absorção intestinal de ribose é de 87,9% a 99,8% quando a ingestão é de 200mg/Kg/Peso.

Existem muitos estudos experimentais que testam se a ribose é capaz de melhorar a performance em atividades de alta intensidade, no entanto, a maioria deles não verifica diminuição do tempo de prova, aumento de força, aumento de resistência muscular e melhora na capacidade anaeróbica (KERKSICK et al., 2005; FALK et a., 2003; YAMAN et al., 2012; DUNNE et al., 2006; HELLSTEN et al., 2004). Há evidências de que a ribose acelere a recuperação do ATP muscular, no entanto, isso parece não ser refletido na performance do atleta.

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.