Sem categoria

Dicas para perder peso

emagrecimentoO excesso de peso é ruim não apenas pelo fator estético, mas também por uma série de malefícios à saúde. Uma pessoa obesa tem maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, osteoarticulares, diabetes, câncer, entre outras doenças que são a principal causa de morte no mundo ocidental. O aumento de peso pode sofrer influência de vários fatores, tais como, a genética, o consumo excessivo de calorias (especialmente as fontes como pães brancos, massas e alimentos ricos em gordura saturada), sedentarismo e até fatores psicológicos.

Diante disto, a perda de peso é amplamente recomendada. Primeiramente, um fator muito importante é aumentar o fracionamento da dieta, ou seja, comer menos e com um intervalo de tempo menor de uma refeição para a outra. Isso é importante, pois quando passamos muito tempo sem comer nosso corpo entende que estamos em privação energética, assim, ele tende a estocar mais gordura.

Outro fator importante é a seleção de alimentos, deve ser dada preferência a alimentos fontes de fibras, como raízes, cereais integrais e verduras. As frutas e legumes são também importantes, pois são ricos em vitaminas e minerais, que ajudam a regular o nosso organismo. Às fontes de gorduras devem ser através de alimentos como peixes, castanhas, azeites, que são fontes que gorduras “boas” que ajudam no emagrecimento.

Um ponto relevante é aumentar o consumo de proteínas, diversos estudos tem mostrado que dietas hiperproteicas favorecem a perda de peso e o aumento da massa muscular, uma vez que as proteínas promovem maior saciedade e quando se aumenta de massa muscular, consequentemente há aumento do gasto de energia.

Não podemos esquecer que a atividade física também é extremamente importante para o emagrecimento, além de prevenir o surgimento de doenças crônicas.

Estes são os primeiros passos, para melhores resultados é sempre importante seguir a orientação de um nutricionista, ele é o profissional mais capacitado para auxiliar nesse processo.

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.