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Suplementação com Citrulina-Malato. É uma boa ideia?

vasodilataçãoA citrulina é um aminoácido, que não é codificado pelo DNA, sendo produzido nas proteínas que o contém a partir da arginina, por um processo enzimático. A citrulina, junto com a arginina, participam do ciclo da ureia. A arginina é um aminoácido que está intimamente associado à produção de óxido nítrico (NO) (vasodilatador).

O malato é um intermediário do ciclo da ureia, oriundo da transformação do fumarato. Esse composto é utilizado em outras rotas metabólicas, como no ciclo do ácido cítrico (Ciclo de Krebs) ou na gliconeogênese (produção de glicose a partir da proteína) para a produção energética.

Estudos realizados em animais trouxeram que a suplementação de L-citrulina aumenta a concentração plasmática de L-arginina para um nível mais elevado do que aquele alcançado por suplementação de L-arginina por via oral. Assim, a suplementação da dieta com L-citrulina pode evitar as limitações de L-arginina. Na verdade, a dieta suplementada com suco de melancia (rica em citrulina) aumenta a disponibilidade de arginina.

Em poucas palavras, a ingestão oral de citrulina aumenta a produção de NO, havendo dessa forma, um aumento da captação de glicose nas células do músculo esquelético durante o exercício por conta do aumento da oxigenação tecidual. Essa resposta do organismo pode afetar o metabolismo energético muscular, pela entrada de nutrientes na célula que serão utilizados como substratos energéticos e ainda pelo malato que participa desse processo de geração de energia. Tudo isso, levaria a uma melhora da resistência muscular, pelo retardamento da fadiga muscular (percepção aumentada do esforço).

A suplementação de CM pode ainda aumentar a utilização de aminoácidos, especialmente os aminoácidos de cadeia ramificada durante o exercício e também melhorar a produção dos metabólitos derivados da arginina tal como o nitrito, creatinina, ornitina e ureia.

 

E então, ainda há alguma dúvida se a suplementação com CM seria uma boa opção para a melhora da performance no exercício físico?

 

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