Sem categoria

Dieta Cetogênica

Dieta cetogenicaDieta cetogênica consiste num modelo alimentar utilizado como auxiliar no tratamento de perda de peso. Com eficácia e segurança ainda muito questionadas no mundo científico, foge às recomendações nutricionais atualmente preconizadas, pois se caracteriza por reduzidas quantidades (ou até mesmo ausência) de carboidratos consumidos ao longo do dia, sendo lipídios (gorduras) e proteínas os seus principais componentes. Segundo os autores que defendem sua aplicação para o emagrecimento, tal tratamento dietético seria voltado para promover reduções no percentual de gordura corporal, em curto período de tempo.

Vale lembrar que a comunidade científica atualmente recomenda que os carboidratos componham a maior parte das calorias ingeridas ao longo do dia, representando mais de 50% destas. Entretanto, desde a década de 70 alguns cientistas vêm observando que baixas quantidades de carboidratos ingeridas por certo período “obrigariam” o organismo humano a obter energia de suas próprias reservas. Inicialmente, as reservas de carboidratos seriam as primeiras a serem utilizadas e, quando esgotadas, as gorduras passariam a ser as principais fontes de energia. Este mecanismo, segundo os estudiosos, seria o principal motivo para redução do conteúdo de gordura corporal.

Pesquisadores como Foster (2003) afirmam que a dieta cetogênica, durante um período de seis meses, pode produzir maior perda de peso quando comparada a dietas convencionais, porém, em períodos mais longos não traria os mesmos benefícios. Apesar de parecer eficaz para a perda de peso, alguns outros autores apontam para possíveis efeitos adversos da dieta. Por exemplo, além da deficiência de vitaminas e minerais ocasionada pela restrição de alimentos fontes de carboidratos, Ribeiro (2005) aponta para um indesejado acúmulo de gordura visceral, resistência à insulina e possíveis alterações nas concentrações sanguíneas de colesterol.

Devido às dúvidas que existem acerca da segurança das dietas cetogênicas, ter a prescrição e supervisão de profissionais nutricionistas capacitados é de extrema importância, de forma que não haja qualquer prejuízo à saúde!

 

Sidney

 

Sidney Rangel faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.