Sem categoria

Gugulsterona

Gulgusterona emagrecimentoA gugulsterona (GS) é o principal composto ativo na resina de goma proveniente da árvore Commiphora wightii, extensivamente encontrada na Índia. Essa substância é encontrada em alguns suplementos nutricionais criados para dar maior estímulo ao exercício físico e ajudar no emagrecimento, tais como o termogênico Lipo Cut X Original, o Jet Fuel e o Thermogenic Push Extreme Fat Burner. A goma desta árvore tem sido utilizada para tratar tumores internos, edemas, dislipedemias e em outros diversos tratamentos.


Foi demonstrado que a gugulsterona age como antagonista de receptores farnesoid X, os quais são receptores de ácidos biliares, e possui capacidade de modular a expressão de proteínas com função antiapoptótica, de sobrevivência celular, proliferação celular, angiogênica e atividades metastáticas em células tumorais.

A Gugulsterona medeia a expressão gênica através da regulação de vários fatores de transcrição, incluindo o NF-kB, STAT-3 e C / EBPα, e vários receptores de esteróides tais como receptores androgênios e de glucocorticóides. Essa mediação conduz à inibição da proliferação celular, a indução de apoptose, supressão da invasão e revogação da angiogênese.

Recentemente, a GS foi mostrada como possível agente para inverter a promoção da adipogênese, através da inibição de receptores farnesoid X em células 3T3-L1 de pré-adipócitos. O tratamento in vitro de adipócitos maduros e pré-adipocitos com isômeros de GS levou a resultados positivos tanto para a lipóilise de adipócitos maduros, como para a inibição da maturação dos pré-adipócitos. Além disso, a transcrição específica de fatores adipócitos (PPARγ2, C / EBPα e EBPβ C) foi reprimida após o tratamento com o isômero cis durante o período de maturação e, os isômeros cis e trans aumentaram a atividade da caspase-3 e a liberação de citocromo C de mitocôndrias. Portanto, é possível que os mecanismos da GS para regular a adiposidade envolvam a redução do número de adipócitos maduros, a inibição de diferenciação de pré-adipócitos e a indução de apoptose. Esse achado fornece uma base bioquímica para o efeito antiobesidade da GS.

 

 

Fernanda Fernanda Bacha faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.