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Carnaval 2013

refeicao carnavalO carnaval está chegando e preparamos algumas dicas para você aproveitar a festa ao máximo.

O carnaval é uma das festas mais esperadas por baianos e turistas. Nesse período há uma maior preocupação com o corpo, visto que é um período que demanda muita resistência e fôlego, afinal, é quase uma maratona.

Como se preparar

Muitas pessoas se preparam o ano inteiro para a chegada dessa época, mas existem muitos que querem de última hora recuperar o tempo “perdido” e tentar melhorar a composição corporal em um tempo relativamente curto. De fato, é muito difícil ter os mesmos resultados de um ano inteiro de treinamento com apenas alguns meses ou dias, mas se você não treinou o ano inteiro, não desanime. Existem algumas estratégias que podem ajudar a acelerar os resultados.

Para quem quer ganho da massa muscular, usar a dextrose junto com a Whey Protein no pós-treino é uma ótima opção para não chegar na avenida com as reservas de glicogênio muscular depletadas, mas se o objetivo é “definição muscular”, vale trocar a dextrose pelos “novos” carboidratos como o Waxy Maize ou PowerCarb. A suplementação de creatina também pode ser um importante auxiliar, pois além de aumentar a força, pode permitir resultados mais rápidos de volume muscular devido à retenção hídrica que além de aumentar o conteúdo de água também melhora o aporte de nutrientes na célula sinalizando a hipertrofia.

Além da preocupação com o corpo também deve-se atentar às defesas imunológicas do organismo, afinal o contato direto com muitas pessoas pode nos expor a diversos vírus e bactérias resultando em um grande número de gripes e viroses no período pós festa. Para que seu sistema imunológico vença esse desafio, o uso da glutamina, um aminoácido que ajuda no fortalecimento do sistema imune pode ajudar, sendo uma excelente alternativa para manutenção da saúde depois da quarta-feira de cinzas. Aliado a isso, pode-se fazer uso de multivitamínicos que além de auxiliar na imunidade ajudam no bom funcionamento do corpo.

Durante os dias de carnaval

Na ida para a festa, alimente-se bem, principalmente com fontes de carboidratos como batata doce, aipim, inhame, pão, de preferência o pão integral, dentre outros. Eles te darão uma energia mais prolongada e vão evitar o cansaço no meio da festa.

Se você gosta de estímulo para curtir a folia, os suplementos pré-treinos e os termogênicos podem ser uma boa alternativa. Eles contêm substâncias voltadas ao estímulo e vasodilatação, proporcionando mais pique e prolongando a sua disposição para pular mais e cansar menos. Se for ingerir álcool, tenha cuidado, pois o uso de substâncias estimulantes pode diminuir a percepção de embriaguez e consequentemente aumentar o consumo do álcool, portanto, é bom ter cuidado. No entanto, se você optar por ingerir bebidas alcoólicas a suplementação com BCAA pode acelerar o processo de eliminação do álcool, ajudando a minimizar os efeitos colaterais do seu uso abusivo.

Como o carnaval exige muita energia, a refeição pré-festa pode não ser suficiente para manter o gasto energético de toda a noite. É bom ter cuidado com a ingestão de alimentos de rua que muitas vezes podem estar mal armazenados e em condições higiênico-sanitárias duvidosas, pois ninguém deseja uma infecção intestinal logo no carnaval. Opte por alimentos industrializados que podem ser conservados em temperatura ambiente, uma opção segura, prática e que garante o aporte proteico e sem comprometer o resultado do ano de treinamento, são as proteínas liquidas, ou barras proteicas que além de proteína fornecem carboidratos. Outra opção prática é usar géis de carboidratos para uma reposição energética segura.

Não descuide da hidratação. Beba bastante água e para cada copo de álcool, beba outro de água. Outra alternativa é usar repositores energéticos, que repõem a energia e os minerais perdidos garantindo o aproveitamento da festa até o final com todo gás.

Quando chegar em casa

Chegando em casa, depois de aproveitar muito o carnaval, consuma alimentos ricos em carboidratos, evitando comer aqueles ricos em gordura. Vale a pena aumentar a ingestão de frutas e verduras, que auxiliarão o seu corpo a recuperar o que perdeu quando você estava aproveitando até o último minuto. Beba muito líquido, para repor o que foi perdido, mas evite consumir refrigerante. Se não tiver tempo para uma boa refeição, o uso de substitutos de refeição pode ser uma boa alternativa. Além de prático e conterem vários nutrientes, são muito gostosos. Esses suplementos podem ainda fazer parte de sua refeição complementando-a, basta adicionar a uma vitamina ou a um suco, por exemplo.

Se você tomar todos esses cuidados durante o carnaval é bem provável que após a festa você estará saudável e pronto para retomar os treinos novamente. Bom carnaval a todos e curtam bastante!

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br

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