Sem categoria

Whey Protein

Whey proteinA Whey Protein é a proteína do soro do leite. O uso dessa proteína na forma de suplemento está cada vez mais disseminado entre indivíduos praticantes de atividade física. E será que é bom mesmo? 

O soro do leite é composto por diversos elementos que conferem melhora em algum aspecto da saúde, por isso vem sendo considerado um alimento funcional (Marshall, 2004). Dentre esses compontentes estão, por exemplo, as proteínas beta-lactoglobulinas, alfa-lactoalbumina, lactoferrina que reforçam o sistema imuni. Além disso, o soro é composto também por aminoácidos (cisteína e metionina) que podem ser convertidos em glutationa, potente componente antioxidante e fortalecedor dos nossos sistemas de defesa.

O estímulo ao aumento da massa muscular é um dos benefícios mais conhecidos pelos adeptos ao consumo da Whey Protein. E esse fato é verdadeiro, pois devido a sua alta concentração de BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), em especial da leucina, o seu uso promove uma forte influencia nos sinalizadores da síntese proteica, reconstituindo e hipertrofiando os músculos com eficiência. Por conta disso os novos estudos trazem a importância do uso dessa proteína por idosos que, naturalmente, tem sua massa magra reduzida com o processo de envelhecimento.

Sabe-se que o tecido muscular do corpo é o mais metabolicamente ativo, por tanto, encontra-se uma forma indireta de favorecer o emagrecimento com o uso da proteína, pois quanto maio a massa muscular mais energia se gasta. Porém, vale sempre ressaltar que nenhum nutriente em excesso é vantajoso, dessa forma é importante não ingerir doses acima da recomentada de proteínas, pois esse excesso pode não ser aproveitado pelo organismo e certamente não traz mais resultados do que a dosagem recomendada.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.