Sem categoria

Substitutos de refeição e perda de peso. Vale a pena?

SubstitutosCom o número crescente de pessoas com excesso de peso, inúmeras estratégias nutricionais têm sido lançadas para tratar e/ou auxiliar na redução de gordura corporal. O tratamento dietético associado a pratica de exercício físico é sem dúvida a forma mais saudável para que se alcance esse objetivo, entretanto, grande parte das pessoas tem dificuldade em segui-lo por muito tempo, o que constitui a principal causa de falha.

Alguns estudos recentes trazem que os suplementos substitutos de refeição podem ser uma alternativa interessante para pessoas que não conseguem aderir a dietas muito restritivas por período prolongado de tempo. Essa maior adesão seria explicada por apresentarem maior praticidade, o que é importante quando se considera uma pessoa que possui uma rotina muito “agitada”, pela maior adequação dos nutrientes ingeridos, já que esses produtos devem seguir a um padrão de composição equilibrado, estabelecido pelos órgãos de saúde, além de possuir sabor mais agradável.

Outros achados de pesquisas comparando os tratamentos convencionais sozinhos ou com uso de substitutos de refeição encontram resultados discretos na manutenção do peso corporal adequado após tratamento para emagrecimento, diminuição da circunferência da cintura, redução de triglicérides e insulina plasmática quando se associa os substitutos.

É preciso identificar de forma individualizada quando o uso destes produtos podem trazer vantagens no tratamento, o que deve ser sempre orientado por um nutricionista que saberá a melhor forma de administração em cada caso.

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.