Sem categoria

Vasodilatadores naturais, você conhece?

vasodilatacaoO uso vasodilatadores tem crescido muito entre praticantes de atividade física, os ingredientes desses suplementos são precursores do óxido nítrico, um gás que atua aumentando o calibre dos vasos sanguíneos (vasodilatação), permitindo assim que mais oxigênio e nutrientes alcancem células musculares, com isso reduz a concentração de ácido lático e amônia, responsáveis pela fadiga muscular.

            Alguns alimentos tais como beterraba, espinafre e outros vegetais de folhas verdes também podem promover um efeito vasodilatador, uma vez que são ricos em nitrato (NO3 ̄). NO3 ̄ quando ingerido é rapidamente absorvido pelo intestino e metabolizado a nitrito bioativo (NO2 ̄) e na sequência em óxido nítrico (NO). NO, além de proporcionar a vasodilatação, também atua como importante regulador de várias respostas fisiológicas, incluindo respiração mitocondrial, biogênese mitocondrial e homeostase do cálcio.

Está bem estabelecido na literatura que a suplementação de NO3 ̄ reduz a pressão arterial no repouso, além disso, a suplementação NO3 ̄ aguda e  de longo prazo pode reduzir o custo de oxigênio e melhorar tolerância e / ou a performance de resistência em uma variedade de modalidades de exercício. Em um estudo que realizou a suplementação aguda com 70 ml de suco de beterraba concentrado contendo NO3 ̄ em mergulhadores treinados observou-se que a duração máxima de apneia foi prorrogada em 11%, possivelmente devido a taxa metabólica reduzida.  A redução da pressão arterial média também foi reduzida nesse estudo, mostrando que a suplementação aguda de nitrato pode ter reduzido à resistência periférica. Este aumento no desempenho de apneia é importante para praticantes de mergulho e outros esportes onde seja necessária a restrição respiratória.

Vale ressaltar que as fontes de NO3 ̄ utilizadas para esse objetivos devem ser orgânicas, uma vez que outras fontes de NO3 ̄ como nitrato de sódio e sais de nitrato, podem ser associadas com riscos de saúde, incluindo atividade carcinogênica.

Os nitratos orgânicos também exibem efeitos terapêuticos benéficos no tratamento de distúrbios cardiovasculares, como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, isquemia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva, doenças coronarianas e aterosclerose, sendo a classe mais importante de doadores de NO aplicados clinicamente. Estes compostos possuem vantagens em relação a outros doadores de NO por serem bastante estáveis. As ações terapêuticas se devem principalmente ao efeito sobre a musculatura lisa vascular com propriedades vasodilatadoras, fazendo com que ocorra o aumento do fluxo sanguíneo em áreas isquêmicas.

Assim, alimentos fontes de nitrato orgânico podem apresentar tanto ação ergogênica no caso de praticantes de esportes, como terapêutica em diversos distúrbios cardiovasculares.

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.