Sem categoria

Cálcio e emagrecimento

calcioO cálcio é um mineral com muitas funções no organismo humano, desde o principal mineral constituinte dos ossos e dentes, até a contração muscular inclusive do músculo cardíaco, e a capacidade de auxílio nos casos de hipertensão arterial, onde o cálcio ajuda a modular a pressão sanguínea e desta forma esse mineral atualmente é considerado ponto determinante para a prevenção de doenças cardiovasculares, mas como participante no tratamento da obesidade. Esse mineral é encontrado nos mais variados alimentos desde vegetais verdes escuros e as frutas até sua maior fonte que são os laticínios e o próprio leite in natura, que contem o que se conhece como cálcio lácteo, que os estudos costumam relacionar intimamente ao emagrecimento.

Os primeiros relatos dessa relação aconteceram quando pesquisadores investigavam a relação do cálcio e a sua ação anti-hipertensiva em um grupo de obesos que tiveram a ingestão alterada de 400 para 1000 mg/dia por um período de um ano e esse experimento resultou em respostas benéficas tanto no controle da hipertensão quanto na perda de peso por esses indivíduos ( em média 4,9 kg) além da redução da gordura corporal de forma significante.

Estudos recentes relacionam tais resultados a interferência direta do cálcio no metabolismo dos adipócitos que são as células responsáveis por armazenar gordura, além disso, exerce influencia nos hormônios calcitrópicos o que influencia diretamente no estoque de lipídeos e a lipólise dessas células; outro fator determinante para a metabolismo dos lipídeos é que uma dieta com maior quantidade de cálcio leva a maior expressão das UCPs2 o que influencia diretamente no aumento da termogênese e contribui para redução da gordura corporal, o que é demonstrado pelo estudo de Melanson et al. que afirmam uma dieta rica em cálcio influencia diretamente no aumento significante em um período de 24 da termogênese aferida por calorimetria no período diurno e durante o sono e em ambos momentos os valores se apresentaram elevados. Estudos também propõem que a elevação de cálcio dietético também aumenta a excreção fecal de gorduras.

A whey protein é um suplemento que tem papel relevante para essa finalidade, já que é a proteína do soro do leite ela contem boas quantidades de cálcio proveniente de leite, que de fato contribui para o emagrecimento, além disso, por conter boas quantidades de aminoácidos e ser uma proteína de alto valor biológico contribui para uma menor perda de massa magra durante a redução de peso.

Uma dieta equilibrada com presença de todos os nutrientes dentre eles o cálcio é uma alternativa eficiente para melhora de peso e conquista da qualidade de vida, uma vez que a adequação da alimentação promove a reeducação alimentar o que contribui para evitar que o peso perdido seja recuperado.

 

 

LuaLua Rodrigues faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

 

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

 

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.