Melatonina

MelatoninaA melatonina é um hormônio sintetizado pela glândula pineal nos seres humanos. É um eficiente marcador do ciclo circadiano, pois sua produção sofre alterações durante os períodos diurnos e noturnos. Seu momento de produção máxima é à noite, em total ausência de luz.

A biossíntese da melatonina ocorre basicamente da seguinte forma: o triptofano (um aminoácido) é transformado em 5-hidroxitriptofano (5-HTP), que sofre uma descarboxilação gerando serotonina. A serotonina, por sua vez, é convertida em N- acetilserotonina, essa reação em especial só acontece no escuro, sendo, por tanto, a luz um fator limitante para a sua produção. Por fim, a N-acetilserotonina é transformada em melatonina, essa reação é dependente de folato e vitamina B12. Dessa forma, deficiências nutricionais também podem afetar a síntese endógena de melatonina.

A melatonina tem diversas funções no organismo. Além de induzir a sonolência em indivíduos saudáveis e melhorar o sono naqueles com insônia, podemos destacar as ações antioxidantes (regulando enzimas pró-oxidantes envolvidos na síntese do óxido nítrico e lipoxigenases), antiinflamatórias (inibindo prostaglandinas), imunomodulatórias (agindo sobre linfócitos e citocinas) e cronobiológica (regulando os ritmos biológicos envolvendo sono e temperatura).  (Neto e Casto, 2008)

A administração da melatonina sofre influência das condições do indivíduo, como a temperatura e nível de sonolência em que se encontra e também das condições do ambiente no momento da administração, por exemplo, presença ou não de luz e a postura durante o sono.

A melatonina é um hormônio com importantes funções para o corpo humano. Sua administração em adequadas condições ambiental é bem eficiente para melhora do perfil de sono. Vale ressaltar que uma boa nutrição, associada à prática de atividade física já mantém nosso metabolismo ativo e com adequadas secreções hormonal. 

 

 

 Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail    nutricao@sncsalvador.com.br   .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Melatonina”