Sem categoria

Cerveja e Probióticos

CervejaA cerveja é uma das bebidas mais populares no Brasil. Estima-se que o consumo per capita de cerveja esteja em torno de 60L/ano, sendo o quarto produto mais consumido.

Muito se fala a respeito dos malefícios do consumo dessa bebida, pois se trata de uma fonte dietética de álcool e este fornece 7kcal por cada grama ingerido. Logo, um dos malefícios do consumo do álcool seria o fornecimento de calorias “vazias”, ou seja, sem a presença de proteínas, carboidratos ou lipídios. Uma garrafa de cerveja pequena, no entanto, possui 10 por cento da Ingestão Dietética Recomendada (RDA) de folato, niacina, vitamina B6, fósforo e magnésio.

Na tentativa de tornar a cerveja um alimento funcional, um grupo de pesquisadores de Santa Catarina (REITENBACH, 2012) desenvolveu uma cerveja tipo Pilsen com adição de probióticos S. boulardii. A cerveja foi fermentada com levedura comercial de baixa fermentação, pasteurizada e depois disso foi feita a adição de cultura probiótica para garantir a característica de cerveja funcional ao produto final. Foram feitos alguns testes comparativos com a cerveja comercial e observou-se que o produto tinha características semelhantes. Além disso, foram feitos testes de resistência ao etanol, sais biliares e pH ácido, visto que um probiótico deve ultrapassar a acidez estomacal e ser capaz de colonizar o intestino delgado ou cólon para exercer suas propriedades benéficas. O produto passou por esses testes e manteve níveis superiores de unidades formadores de colônias (UFC) que são indicados pela legislação.

O consumo de probióticos trás como benefícios: adequação no trânsito intestinal, aumento da imunidade e melhora na absorção de nutrientes. Sendo assim, a ideia dos pesquisadores é muito interessante e muita gente vai gostar por juntar o útil ao agradável!

É sempre bom lembrar que o consumo de álcool em excesso pode ser maléfico para a saúde, mas seu consumo em quantidades pequenas (30 ml/dia de etanol para homens e 15ml/dia para mulheres) pode não fornecer riscos.

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.