Sem categoria

Janela Metabólica

janela metabolicaO consumo de combinações de nutrientes, principalmente proteínas e carboidratos, nos momentos próximos a sessões de exercícios vem se tornando uma estratégia nutricional comum. As justificativas para tal estratégia são a possível garantia de uma recuperação muscular e energética adequadas e o aproveitamento de um período extremamente anabólico determinado pelo exercício físico, que seria crucial para mudanças significativas na composição corporal. Várias referências são feitas a uma “janela anabólica” ou “janela metabólica”, existente após o treinamento físico, e caracterizado por um tempo limitado, em que a correta ingestão de nutrientes geraria potentes adaptações corporais.

Alguns autores chegam a postular que o momento de ingestão pode ser mais relevante do que a ingestão total de nutrientes ao longo do dia, sendo o pós-exercício o momento mais crucial, atenuando os efeitos catabólicos gerados pelo exercício. Segundo os mais variados estudos experimentais, uma ingestão de nutrientes em corretas proporções não só permite uma adequada recuperação dos danos causados, como é capaz de promover aumentos supercompensados na síntese de proteínas.

Cuthbertson (2006) e Dreyer (2007) demostram que a suplementação de aminoácidos essenciais com elevadas concentrações de leucina associados a carboidratos nos períodos posteriores a uma série de exercícios de resistência permite sinalização de intermediários como mTOR, Akt, PKB, p70s6k e 4E-BP1, responsáveis pelo estímulo à síntese de proteínas musculares. Entretanto, a eficiência da “janela metabólica” parece estar condicionada ao estado nutricional pré-treino. Foi o que demonstrou Levenhagen (2001), este observou maior estímulo quando a mesma suplementação foi realizada no momento pré-treino, comparada ao momento pós-treino após realização de exercício em jejum.

Em suma, o momento pós-treino se mostra propício para intervenções nutricionais, seja pelo seu alto potencial de sinalização à síntese de proteínas musculares ou até mesmo pela grande necessidade de reposição das reservas de nutrientes energéticos.

 

SidneySidney Rangel faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UNEB.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.