O que é uma “Alimentação Saudável”?

ID-100151241Apesar da popularização da ideia de uma “alimentação saudável”, muitas pessoas se deparam com a dúvida sobre o que é se alimentar bem. Seguir algumas dicas simples pode ajudar você nesta missão.

Alimente-se de 3 em 3 horas a partir do momento que você acordar. Muitas pessoas pulam o café da manhã, prejudicando a dieta do dia todo, permanecendo em jejum prolongado e supercompensando na próxima refeição. Abstendo-se do café da manhã seu corpo demora de despertar e seu rendimento nas atividades tende a cair. Manter o seu organismo sempre trabalhando é o segredo!

O pão branco de todos os dias, pode ser substituído por uma variedade de alimentos mais nutritivos, como por exemplo, além do próprio pão, só que na forma integral e rico em cereais, o inhame, o aipim, a batata-doce, a banana da terra, o cuscuz e o beiju. Todos esses alimentos são fontes de carboidratos complexos assim como o pão branco, só que possuem mais fibras e mais micronutrientes.

Acrescentar frutas, legumes e verduras na sua alimentação diária é fundamental. Tente consumir 4 tipos de frutas diferentes ao longo do dia, assim como saladas diversificadas no almoço e jantar, sempre procurando inserir algum alimento cru, como por exemplo os folhosos (alface, rúcula e agrião). Esses alimentos são fontes de vitaminas, fibras e minerais, os quais são fundamentais para o funcionamento ideal do trânsito intestinal e do organismo como um todo.

Procure sempre consumir feijão uma vez por dia, variando entre os tipos de feijões ou substituindo por alimentos do tipo grão de bico, ervilha ou lentilha. Tente acrescentar proteínas em todas as refeições que você fizer. Muitas vezes as refeições são ricas em carboidratos em detrimento das proteínas, isso não é interessante para o processo anabólico muscular, principalmente para quem faz exercício físico. Você pode optar por alimentos como peito de peru, queijo branco, atum, sardinha e ovo cozido, para os momentos de lanche. 

As castanhas são ótimas como fonte de gorduras essenciais, acrescente nos seus lanches castanhas variadas, além de ameixa preta seca, uva passa, damasco e nozes.

Evite o consumo de doces e alimentos gordurosos, os mesmos, quando em excesso, fazem mal ao corpo podendo conduzir a doenças e ao ganho de peso.

Beba muita água ao longo do dia! Andar como uma garrafinha no trabalho, escola, faculdade, ou até mesmo em casa, ajuda você a se lembrar de beber água. Beba no mínimo 8 copos por dia.

Alimentar-se bem requer dedicação, conhecimento e disciplina. Como benefício você se sente melhor e mais disposto, e ainda mantém a forma. Alimentação saudável é um estilo de vida, o qual qualquer um pode aderir, experimente! 

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