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Leite e sono: uma relação verdadeira

ID-10021420O sono possui importantes funções fisiológicas; ele é o momento de descanso e recuperação. Enquanto dormimos, nosso corpo continua trabalho no sentido de promover recuperação celular e síntese de macromoléculas. Além disso, sabe-se há muito tempo que uma boa noite de sono melhora os processos de aprendizado e memória. Dessa forma, dormir bem significa ter mais disposição durante o dia e realizar as atividades cotidianas com mais eficiência.

Para entender como a alimentação pode influenciar no sono, é importante ter em mente que, conforme Pehkuri, Sihvola e Korpela (2012), altas taxas de triptofano disponível penetram na barreira hematoencefálica, para que ocorra a produção de serotonina a partir desse aminoácido. Além disso, segundo os mesmos autores, a serotonina pode ser convertida a melatonina, hormônio que participa da regulação do ciclo sono-vigília.

Falando sobre alimentação, o leite teria um potencial elevado para melhorar o sono. Isso, porque segundo os mesmos autores supracitados, esse alimento possui a melatonina em sua composição e, além disso, uma de suas frações, a lactoalbumina, seria rica em triptofano. Em estudo realizado com ratos, observou-se melhora significante no tempo de algumas fases do sono com a utilização dessa fração proteica (MINET-RINGUET et al, 2004).

Os estudos científicos trazem evidências sobre a utilização de alguns alimentos para a melhora do sono e o leite é um deles. Vale ressaltar que a ingestão do leite em associação com um carboidrato de elevado índice glicêmico, como o mel, por exemplo, que estimula a liberação de insulina seria ainda mais eficaz, uma vez que a insulina tem como função facilitar a captação de aminoácidos pelas células e, de modo indireto, aumentaria a passagem de triptofano para o cérebro. Dessa forma, fica claro que a alimentação é uma maneira eficiente de melhorar a qualidade de vida de um indivíduo, nesse caso, melhorando seu período de descanso e recuperação.

 

Karen Karen Santos faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

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