Porque consumir açaí?

acaiO açaí é um alimento que ganhou bastante popularidade nos últimos 15 anos. É típico da região amazônica e seu consumo em outros locais cresceu de forma considerável a partir dos anos 90.

O mercado de polpa de açaí é destinado a consumidores exigentes, destacando os praticantes de atividade física e adeptos de uma alimentação saudável. Nas outras regiões do país, o açaí ganha uma forma de consumo bem diferente da região amazônica sendo misturado com outros alimentos como: acerola, morango, kiwi, amêndoa, castanha, guaraná, granola, cereais e mel. Essa forma de consumo melhora a composição nutricional do açaí, aumentado o conteúdo de vitaminas e minerais. Normalmente, é consumido entre as refeições, logo antes de praticar esporte ou logo depois, havendo um maior consumo durante o verão.

O açaí obtido a partir do processamento dos frutos das palmeiras do gênero Euterpe Martius, nativas do Brasil, da família Arecaceae que se caracteriza pelo elevado teor de lipídios e pigmentos antociânicos. Essa emulsão é feita de basicamente água e a parte comestível dos frutos das palmeiras (epicarpo e mesocarpo).

Os principais ácidos graxos encontrados no açaí são: ácido linolêico, palmítico e oléico com valores médios de 22, 24 e 47% respectivamente. Esse conteúdo pode variar de acordo com a temperatura do ambiente no momento de maturação dos frutos, por exemplo, em baixas temperaturas pode-se encontrar maior conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados. Sendo assim, o açaí é uma importante fonte de ácidos graxos essenciais para uso humano.

Além dessa composição interessante no que diz respeito aos lipídeos presentes, o açaí tem muitos compostos fenólicos que lhe conferem atividade antioxidante. Por conta disso, alguns autores o classificam como alimento funcional com capacidade de prevenção de doenças degenerativas, inibição de lesões causadas por radicais livres produzidos pelo metabolismo fisiológico.

Sendo assim, o açaí é uma ótima opção de lanche, com conteúdo de lipídeos interessantes para a manutenção da saúde, presença de antioxidantes que previnem lesões celulares e promovem o bem-estar. Para praticantes de atividade física é uma ótima refeição pré-treino, principalmente, quando misturados com outras frutas, inclusive o guaraná, conferindo ótima fonte de energia (carboidratos) para atividade física.

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

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