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Mantenha-se hidratado!

 

 

 

 

aguaA hidratação adequada é extremamente importante para o funcionamento do organismo como um todo, sendo assim o estado apropriado de hidratação corporal antes, durante e após o exercício físico é fundamental por ser determinante do desempenho na prática de atividades físicas, além de prevenir os problemas de saúde provocados pelo estado de desidratação.

A sudorese é uma das principais vias de perda de líquidos durante o exercício físico, a mesma é estimulada com o aumento da temperatura corporal, em uma tentativa de manter a homeostase térmica. O suor funciona como um mecanismo de segurança, ou seja, é uma resposta fisiológica que objetiva limitar o aumento da temperatura central através da secreção de água na pele para a evaporação.

O processo de desidratação é um dos fatores que aumentam os níveis de estresse causados pelo exercício, sendo seus efeitos verificados de acordo com o nível, indo de consequências leves até as acentuadas.

Em suma, as respostas fisiológicas decorrentes de um estado de desidratação durante o exercício variam, podendo-se destacar: diminuição do volume plasmático; aumento da frequência cardíaca submáxima; redução do débito cardíaco; aumento do fluxo sanguíneo cutâneo; diminuição da produção de suor; redução do fluxo sanguíneo; aumento da concentração de lactato; aumento da percepção de esforço; diminuição do VO2máx; aumento da temperatura retal; diminuição da pressão arterial; diminuição do rendimento mental; alterações gastrintestinais; aumento da osmolaridade sanguínea; maior solicitação do glicogênio muscular; lesões por calor; maior risco de hipertermia; e maior incidência de câimbras.

A reposição tanto hídrica quanto de nutrientes é uma necessidade que está relacionada diretamente com a intensidade, com a duração e tipo de exercício e com a temperatura/umidade do local da prática. Como o organismo tem reduzida habilidade de solicitar hidratação na mesma proporção em que perde, o indicado é que seja ingerida uma quantidade generosa antes da prática, pois tal ação pode retardar o quadro desencadeado pelo processo de desidratação, contribuindo para a otimização do desempenho. Além disso, é importante que o indivíduo se hidrate durante e após a prática do exercício.

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

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