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Albumina: uma excelente fonte proteica!

albuminaA albumina ou ovoalbumina é uma proteína oriunda do ovo que é bastante consumida entre os praticantes de atividade física. Trata-se da clara de ovo que passou por um processo de desidratação, concentrando, dessa forma, as proteínas que compõem a clara, tais como a avidina, lisozima, ovomucina, ovotransferrina, ovomucoide e ovoalbumina, onde esta última representa o maior percentual proteico (54%).

O aminograma desse concentrado proteico possui quantidade significativa de aminoácidos essenciais e de alta digestibilidade. Além disso, a clara do ovo apresenta vitaminas do complexo B que são fundamentais para o processo de obtenção de energia no organismo.

Todas essas características justificam o consumo tão elevado dessas proteínas pelo público praticante de atividade física. Isso porque estas garantem um aumento do turnover proteico, além de manter o balanço nitrogenado positivo, o que é de fundamental importância para a manutenção do estado anabólico, ou seja, para favorecer o processo de hipertrofia muscular.

Acontece que as vantagens da suplementação de albumina não se restringem à prática de atividade física. Diversos estudos têm demonstrado que as proteínas do ovo podem liberar peptídeos que apresentam benefícios fisiológicos para a saúde, devido à hidrolise enzimática que estas sofrem durante o processo de digestão gastrointestinal ou processamento de alimentos.

Os peptídeos oriundos do ovo têm demonstrado diferentes atividades biológicas, tais como função antibacteriana, antioxidante, anti-hipertensiva, antitrombótica e anticâncer.

Além disso, a clara do ovo apresenta uma quantidade significativa de aminoácidos sulfurados e estes últimos são importantes para a modulação do perfil lipídico. A metionina aumenta o HDL-c e a cistina reduz o VLDL. Isso indica que esses aminoácidos são importantes na prevenção e tratamento de aterosclerose.

Para os praticantes de atividade física, a albumina deve ser administrada em um momento distante do treino para melhorar o aporte proteico das refeições, especialmente os lanches. No pós-treino imediato, o uso da albumina só é recomendado caso o indivíduo não esteja em uso de Whey protein.

Em relação à forma de consumo dessa proteína, um questionamento faz-se pertinente: é melhor ingerir clara do ovo crua ou a clara do ovo desidratada (em pó ou em tablete mastigável)?

Essa é uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividade física. A clara do ovo crua apresenta o risco de contaminação por Salmonella sp e ainda possui fatores anti-nutricionais, como a avidina e a ovomucoide, que inibem a atuação da enzima proteolítica denominada de tripsina. Outro fator que merece destaque é o custo, onde este é menor na clara do ovo desidratada. Além disso, normalmente, uma porção de albumina concentra cerca de 3 claras de ovos, o que representa uma maior concentração das proteínas da clara do ovo.

Se você pensa em usar uma albumina, não esqueça que o consentimento de um Nutricionista previamente é fundamental para a obtenção de melhores resultados e é claro, para a sua saúde!

 

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