Propriedades do ácido α-lipoico

LipoicO ácido α-lipoico é um composto sulfidrílico naturalmente encontrado em praticamente todas as espécies vegetais e animais, que atua em diversas vias do metabolismo, destacando-se na função antioxidante e como cofator de importantes enzimas. Tem sido bastante estudado para o tratamento de doenças relacionadas à obesidade, stress oxidativo e também em tratamentos estéticos. Diversos países já estão utilizando-o na prática clínica em pacientes com polineuropatia diabética.

Uma peculiaridade do ácido α-lipoico é que ele apresenta características hidro e lipossolúveis, influenciando o metabolismo celular na eliminação de resíduos tóxicos. Devido a isso, sua absorção e transporte através das membranas celulares se tornam muito mais fáceis. Embora exista uma quantidade muito pequena no organismo humano não suplementado, sua forma livre, ou sua forma reduzida, o ácido dihidrolipoico (DHLA) têm a habilidade de capturar radicais livres como superóxido, peróxido de hidrogênio, hidroxil e peroxinitrito. Através do ácido α-lipoico também pode ocorrer a reciclagem α-tocoferol (vitamina E) e ácido ascórbico (vitamina C), potencializando a ação antioxidante no organismo.

Outras funções importantes compreendem a recuperação de lesões, a absorção de nutrientes, a quelação de metais de transição e a inibição da ativação do fator NFk-B (que induz à produção de citocinas e a quimiotaxia), reduzindo a resposta inflamatória.

Ainda, produz efeitos diretos sobre o músculo esquelético, aumentando o gasto energético de repouso, a sensibilidade à insulina e consequente captação de glicose, mediados principalmente através da ativação da proteína quinase ativada por AMP (AMPK). O AMK é um sensor de grande energia na célula, que regula a biogênese mitocondrial.

O ácido α-lipoico também tem sido utilizado para fins estéticos, devido a suas propriedades anti-envelhecimento. Foi proposto para aplicação tópica para proteger a pele contra os raios ultravioleta, incluindo proteção contra fotoenvelhecimento e câncer de pele.

Como observado, os estudos têm demonstrado inúmeros benefícios do ácido α-lipoico, contudo, não se pode esperar que a sua ação isolada venha a promover todos estes efeitos. Portanto, dentro de um contexto clínico, quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física, pode ser um interessante aliado na preservação da homeostase mitocondrial, no combate às espécies reativas de oxigênio, no tratamento da obesidade e suas comorbidades e em tratamentos anti-envelhecimento.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *