Você sabe o que é Cronobiologia?

cronobiologiaA cronobiologia é uma disciplina científica que estuda a organização temporal dos seres vivos, a qual se entende como a capacidade dos seres vivos de expressarem seus comportamentos e controlarem sua fisiologia de uma forma recorrente e periódica. Logo, podemos definir a cronobiologia como o ramo da biologia que estuda os ritmos biológicos.

Para acompanhar o ciclo dia-noite há necessidade de um “relógio”. O relógio endógeno chama-se de “relógio biológico”, o qual permite a antecipação a variações cíclicas do meio ambiente, permitindo que o indivíduo se prepare para o sono, para acordar, e para todas as atividades que tem de desenvolver, de acordo com as condições ambientais.

O ajuste entre o meio ambiente e o organismo é feito por via neural. O relógio biológico, que permite a ritmicidade circadiana, tem como principal estímulo externo a alternância luz-escuro. A percepção luminosa é obtida principalmente através da retina e enviada para o cérebro, mas também pode ser por meio dos fotorreceptores presentes na pele.

Para atingir os orgãos-alvo, o setor cerebral do relógio biológico atua por duas vias: via endócrina e a via neural. A via neural é a que se processa através do sistema nervoso autônomo, sendo a comunicação feita de forma rápida e direta. A via endócrina atua na glândula pineal, controlando a síntese de melatonina, sendo esta comunicação mais difusa e integradora. Além do controle central realizado pelo cérebro, todas as células do organismo contêm relógios moleculares. Estes relógios periféricos são sincronizados tanto pelo cérebro, quanto por sinais metabólicos.

Gómez-Abellán & Pérez (2009), citam que a desregulação do ciclo circadiano pode ser causal para as manifestações da síndrome metabólica. Trabalho noturno, privação de sono e exposição à luz durante a noite estão relacionadas ao aumento da adiposidade e prevalência de síndrome metabólica. Citam ainda que o ciclo circadiano e o metabolismo podem influenciar diretamente um ao outro, através da regulação da expressão e/ou atividade de algumas enzimas metabólicas de transporte, envolvidas no metabolismo do colesterol, aminoácido, ciclo do ácido cítrico, ciclo da ureia, lipólise-lipogênese e metabolismo da glicose. Os ritmos diários estão presentes na regulação do apetite, digestão e absorção, e metabolismo de carboidratos e lipídios. Assim, os padrões de refeição pode influenciar fortemente a saúde humana.

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *