Sem categoria

Fuja da dieta “preta e branca”

coloridoA monotonia alimentar é um termo designado para dietas repetitivas, ou seja, aquela alimentação onde não há variação. Um exemplo de alimentação monótona é aquela em que há a repetição do café da manhã ou do almoço no jantar. Alguns estudos tem mostrado que a alimentação, muitas vezes, é restrita ao café com leite e pão no café na manhã; arroz, feijão e bife no almoço e a repetição destes a noite. Tendo assim, poucas variações entre os dias, mudando, apenas, o tipo de preparação, mas com a utilização dos mesmos alimentos.

A grande preocupação em relação a isso é a manutenção de uma dieta pobre em vitaminas e minerais durante um longo período de tempo. Isso pode acarretar em prejuízos ao organismo como a deficiência de micronutrientes. Os sinais e sintomas dessa deficiência são: indisposição e diminuição do aspecto saudável da pele, cabelos e unhas, entre outros. Além disso, as reações metabólicas não vão acontecer da melhor maneira, visto que os micronutrientes funcionam como cofator de enzimas que participam do metabolismo energético. Sendo assim, uma dieta monótona pode dificultar o emagrecimento e promover o ganho de peso em algumas situações.

Então, o melhor mesmo é colorir a dieta acrescentando frutas, legumes e verduras. De preferência, fazer variações de um dia por outro, visto que em alimentos diferentes vão prevalecer micronutrientes diferentes. Exemplo: na banana prevalecerá o potássio; na laranja a vitamina C; na cenoura os carotenoides precursores da vitamina A; no morango o folato e assim por diante…

E para quem não sabe como substituir o pão de todos os dias, há muitas opções. Pode-se trocar pelo inhame, batata doce, aipim, tapioca, cuscuz… O benefício disso é a troca de um carboidrato de rápida absorção (fornecido pelo pão) por um carboidrato de lenta absorção que vai promover maior saciedade e menor estímulo à insulina, além de maior quantidade de fibras dietéticas.

Portanto, não vale a desculpa de que a dieta “preta e branca” é feita por falta de opções, visto que existem inúmeras possibilidades de trocas. Para uma orientação dietética individualizada procure com um nutricionista.

 

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0