BCAA

desempenhoOs BCAAs são um grupo de três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. Juntos, correspondem a valores entre 14 e 18% dos aminoácidos no músculo esquelético e compartilham os mesmos transportadores e, até certo ponto, as mesmas enzimas do processo metabólico. A suplementação dos BCAAs tem sido muito frequente por praticantes de atividade física, sejam aqueles que realizam exercício de força ou de resistência.

Os BCAAs são utilizados na suplementação esportiva para aumento de massa muscular, pelo fato da leucina estimular o mTOR (alvo da rapamicina em mamíferos), sinalizados da síntese proteica. Além disso, esses três aminoácidos também possuem outras funções importantes, relacionadas à melhora do desempenho. A estratégia nesse caso é retardar os processos de fadiga central e periférica.

A fadiga central é caracterizada pelo aumento na liberação de serotonina no sistema nervoso central (SNC), o que causa a sensação de letargia ou desmotivação durante o período de treinamento. O possível mecanismo associado a isso seria uma redução na disponibilidade de serotonina livre com a suplementação do BCAA. Já a fadiga periférica é causada por vários fatores, mas, segundo WLOCH e colaboradores (2008), os BCAAs atuariam reduzindo a depleção de glicogênio muscular, porque eles podem ser utilizados como fonte energética, e a acidose muscular provocada pelo acúmulo de ácido lático, uma vez que o catabolismo dos BCAAs para gerar energia não gera componentes tóxicos ao músculo.

Vários estudos demonstram a aplicabilidade do uso dos BCAAs no desempenho. Avaliando a eficácia desse suplemento em corrida de 10 km, Haraguchi e colaboradores (2012) observaram melhora significativa do desempenho do grupo suplementado e Shimomura et al (2006) observaram resultados positivos em participantes realizando agachamento. Entretanto, vale ressaltar que a dosagem empregada na suplementação é muito importante. Em estudo realizado com ratos, Falavigna e colaboradores (2012) observaram que as doses mais altas levaram ao aumento na concentração de amônia plasmática, o que reduziu o desempenho.

Portanto, a suplementação de BCAA é uma estratégia eficaz e segura para melhorar o desempenho em modalidades esportivas diferentes. Qualquer dúvida com relação à dosagem a ser utilizada, procure um nutricionista.

 

Karen Karen Santos faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *