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Porque dormir de noite e acordar de dia?

diaenoiteO nosso organismo, assim como os demais organismos vivos, atendem a um ritmo biológico natural. O mesmo pode atender a ciclos sazonais, mensais, diários, de horas ou minutos. Por exemplo, o ciclo menstrual nas mulheres corresponde ao ritmo mensal.

O principal ciclo que o organismo segue é o ritmo circadiano, que obedece a duração de 24h é extremamente influenciado pelas alterações ambientas de claro/escuro. É considerado o “relógio central” do controle desse ritmo biológico o hipotálamo, ponto chave do sistema nervoso central (SNC). Através da retina há identificação das ondas de luz o que induz a liberação de hormônios e sinalizações entre os órgãos que podem vir a ser chamados de “relógios periféricos”. São relógios periféricos, o estômago, fígado, pâncreas ou tecido adiposo, eles sofrem modificações ainda com a alimentação e atividade física. 

O ciclo do sono/vigília é um marco de extrema importância para todo processo de regulação do ciclo circadiano. Na ausência de luz, o que no nosso ciclo acontece a noite, é produzida a melatonina, hormônio que melhora o perfil do sono e ainda pode atuar como antioxidante. No momento do sono ocorrem outras alterações corporais importantes como redução da temperatura e da pressão, pico de liberação da somatrotopina, e regulação dos hormônios sacietogênicos como leptina. Geralmente, por conta dessas alterações o organismo consegue passar por esse período em jejum.  Ao amanhece há inversão desses padrões fisiológicos. Durante o dia também ocorre melhores respostas de liberação de insulina e ao metabolismo energético. Provavelmente a partir daí surge o ditado popular que “ o sono alimenta”.

Por conta desse processo autorregulatório entre os relógios centrais e periféricos muito bem controlado que alterações nesses padrões possam gerar doenças ou favorecer o aparecimento delas. Os fatores ambientais da sociedade moderna como trabalhos noturnos, poluição luminosa, constante exposição à luz artificial e alimentação irregular, contribuem para prejuízos como envelhecimento prematuro, câncer, doenças cardiovasculares, déficit cognitivo, desordem de humor e obesidade, dentre outros. (GARAULET ET AL, 2010)

Dessa forma hábitos regulares de um bom sono (atende as horas de recuperação necessárias para cada indivíduo), uma alimentação equilibrada (que ocorra nos intervalos corretos com presença de todos os nutrientes importantes) e prática de atividade física regular são formas de contribuição para um ritmo de vida que contribua para prevenção de doenças e um envelhecimento saudável. 

 

Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br    .

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