L-Carnitina


carnitinaA carnitina (3-hidroxi-4-N-trimetilamino-butirato) é uma amina quaternária cuja principal ação no organismo está na geração de energia. Em seres humanos, a carnitina é derivada tanto de fontes dietéticas quanto da biossíntese endógena. A síntese de L-carnitina no organismo ocorre a partir de dois aminoácidos essenciais: lisina e metionina, no fígado, rins e cérebro, exigindo a presença de ferro e as vitaminas C, B3 e B6. Na dieta, as principais fontes deste composto, são as carnes e os produtos lácteos, sendo responsáveis por cerca de 75% do total de carnitina armazenada no organismo.

No exercício físico o argumento mais importante para o uso dessa amina está relacionado com o seu papel no metabolismo dos lipídios, anuncia-se muitas vezes que a L-carnitina melhora o metabolismo deste nutriente, sendo retratada como um queimador de gordura e recomendada a perda de peso.

O interesse científico em l -carnitina como um auxílio ergogênico, e suas funções metabólicas diminuíram quando se tornou evidente que a sua suplementação não alterava o metabolismo durante o exercício e tampouco tem o impacto sobre a pool de carnitina muscular em seres humanos. Apesar disso, tem movimentado uma indústria multimilionária com alegação de  promover perda de peso e melhorar o desempenho no exercício. 

No entanto, durante a última década, tem havido um interesse renovado nas diferentes funções metabólicas de carnitina no músculo esquelético. Um desses estudos demonstrou um aumento do conteúdo de carnitina muscular através da suplementação com consequente aumento no desempenho físico, porém não houve mudanças significativas na massa corporal.

A suplementação com L-carnitina para auxiliar no emagrecimento não tem respaldo científico e constitui um tema ainda controverso. Portanto, enquanto não houver evidências que provem benefícios relacionados à sua suplementação, a mesma não é indicada para essa finalidade.

 

 

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

 

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

 

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *