Colaboradores da síntese proteica

SPA influência de nutrientes na mudança da composição corporal, principalmente se tratando de aumento de síntese muscular é um tema bem discutido atualmente devido a sua relevância não só para aqueles praticantes de atividade física que visam hipertrofia, mas também para melhora de desempenho esportivo, recuperação muscular e melhora no processo de envelhecimento.

Sabe-se que para o aumento de massa muscular é necessário associação de alguns fatores como boa alimentação e os exercícios de resistência.

A boa alimentação neste caso visa um aporte proteico adequado com presença dos aminoácidos essenciais- sendo a leucina um dos mais importantes quando se objetiva a hipertrofia.  Só ingestão de aminoácidos numa refeição já parece estimular a síntese proteica embora seja um efeito transitório.

Para tanto, o efeito estimulador da síntese proteica por via dos aminoácidos conta com a expressiva participação da leucina.

A leucina é um aminoácido de cadeia ramificada essencial para os seres humanos. Seu processo de metabolização geram alguns metabólitos importantes como HMB( β-hidroxi-β-metilbutirato) e o HICA (ácido a-hidroxi-isocaproico).

O HMB tem papel no aumento da fosforilação da mTOR- O alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR) é uma proteína quinase que tem um papel fundamental no controle do crescimento das células, o que favorece a síntese proteica. (WILSON et al, 2013). Já o HICA apresenta um efeito inibitório em algumas enzimas metaloproteinases, que são capazes de degradar parte do tecido conjuntivo e outras proteínas. (MERO et al , 2010). Dessa forma, a leucina tem efeito sobre a síntese e degradação muscular.

De forma geral uma alimentação adequada e um treinamento de resistência favorecem o ganho de massa magra. Entretanto existem algumas medidas suplementares que podem auxiliar nesse ganho. Consulte sempre um nutricionista esportivo para favorecer sua saúde e seu objetivo. 

 

Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *