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Chia- Um Alimento Funcional

chiaA preocupação com a saúde e a boa composição corporal e um estilo de vida saudável tem sido amplamente estudado nos dias de hoje. Para esse fim diversos alimentos que conferem benefícios ao organismo tem ganhado destaque nas manchetes e atentem a uma classe denominada “alimentos funcionais”. Esses alimentos desempenham algumas funções no corpo humano a fim de promover redução de riscos a doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras.

A chia é uma planta denominada cientificamente por Salvia hispânica L. é de cultivo bianual. Essa planta é cultivada com suas sementes e produz flores brancas ou roxas. É na semente que está presente de 25% a 40% de óleo sendo 60% deste composto por ácido alfa linolênico (ômega-3) e 20% de ácido alfa linoleico (ômega 6). A cor da semente pode varia entre preto cinzento para branco manchado, é de forma oval e tamanho entre 1 a 2 mm. Existem outras espécies de Salvia semelhantes, entretanto há algumas diferenças morfológicas e genotípicas que confere as características próprias da Salvia hispânica L, a chia. A Chia é conhecida por usos medicinais e recebeu esse nome por povos sul-americanos das eras pré-colombianas e astecas. (JAMBOONSRI ET AL, 2012 apud ALI ET AL, 2012).

A semente da chia é bem completa na sua composição por contém gordura, carboidrato, proteína, além de vitaminas e minerais, porém em concentrações bem variadas. Os ômegas 3 e 6 são ácidos graxos essenciais, que é a principal parte da gordura presente nessa semente, estão relacionados a melhora em alguns aspectos da saúde para humanos. (ALI et al, 2012).  Além disso, o alto teor de fibras de semente de chia pode aumentar a saciedade, diminuir a ingestão de energia e promover a perda de peso. (NEIMAN et al, 2009)

A maioria dos estudos comprovam o efeito benéfico para possível prevenção ao diabetes e auxilio no controle da obesidade. O efeito principal de benefício para o diabetes de deve a redução da glicemia pós-prandial exercida pela chia por conta da qualidade nutricional da sua composição (fibras e ácidos graxos essenciais).

A Salvia hispânica L. conhecida como Chia é uma planta que pode ser classificada como um alimento funcional por conferi benefícios a saúde humana na prevenção de diabetes e obesidade devido. Mas é importante ressaltar que a manutenção de uma vida saudável e preventiva a doenças se deva a associação de uma dieta equilibrada e práticas de atividade física. Consulte sempre um nutricionista e adicione alimentos funcionais na sua dieta. 

 

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