Sem categoria

Importância dos ácidos graxos essenciais para o cérebro

EFASOs ácidos graxos são comumente classificados como saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. Na nossa dieta existem três famílias importantes normalmente consumidos: ômega-9, ômega-6 e ômega-3, lipídeos insaturados.

Os ácidos graxos essenciais (AGE) são aqueles que o nosso corpo não consegue produzir, assim, precisam ser obtidos através da alimentação. São eles: ácido alfa-linolênico (ômega-3) e ácido linoleico (Ômega-6). A partir destes, nosso organismo é capaz de produzir outros lipídios também importantes para o desenvolvimento e manutenção da saúde. Os ácidos graxos da família ômega-9 são considerados condicionalmente essenciais, o que significa dizer que se tivermos os outros ácidos graxos na nossa dieta, nosso corpo pode produzir ômega-9 a partir destes.

Os AGEs mediam funções cerebrais e estruturais desde a infância até o envelhecimento e sua deficiência está envolvida com uma série de distúrbios relacionados. São componentes importantes na estrutura do cérebro. Níveis elevados podem ser encontrados em duas estruturas, a membrana da célula neuronal e a bainha de mielina. Cerca de 50% da membrana neuronal é composto de ácidos graxos enquanto na bainha de mielina constituem cerca de 70%. Os tipos de ácidos graxos na dieta determinam os tipos que são disponíveis para a composição das membranas celulares. Um fosfolipídio produzido a partir de gordura saturada tem uma estrutura diferente e é menos fluido em relação ao que incorpora um ácido graxo essencial. Além disso, os ácidos linoleico e alfa-linolênico tem um efeito sobre o índice de fluidez da membrana neuronal. Eles são capazes de diminuir o nível de colesterol na membrana, que de outro modo diminuem à sua fluidez e por sua vez dificulta a célula em exercer suas funções normais e aumenta a susceptibilidade de lesões e morte celular.

A integridade da mielina também é de extrema importância para as funções apropriadas das células neuronais. Rupturas ou lesões na mielina podem levar a desintegração de muitas das funções do sistema nervoso. Estudos recentes enfatizam um papel importante dos AGE para as funções normais da mielina, além de serem importantes na fase ativa da síntese deste composto. Se não estão disponíveis nesta fase ou são metabolicamente bloqueados pode ocorrer amielinização ou desmielinização. Se a deficiência de AGE ocorre durante o período pós-natal, ocorrem consequências como aprendizagem e desenvolvimento motor prejudicados, alterações auditivas e da visão, uma vez que a retina é uma parte integrante do cérebro. Desordens associadas com a mielina, mau funcionamento ou desmielinização também pode ocorrer durante a vida adulta, por exemplo, numa doença chamada esclerose múltipla. A taxa de turnover de lipídeos da mielina é idade dependente e possui uma taxa de rotação muito lenta durante o envelhecimento, e a taxa de reparação áreas danificadas é correspondentemente mais lenta. Possivelmente a deficiência de AGE leva ao surgimento de doenças como a doença de Huntington, esquizofrenia e sinalização do apetite aumentada.

Além do cérebro, os AGE têm funções extremamente importantes também em outros tecidos do corpo, Por isso, a prevenção deve ser feita desde já! As principais fontes dietéticas são os óleos vegetais e peixes de água profunda. O balanço entre a ingestão dos ômegas-3 e 6 também deve ser equilibrado, por isso é sempre importante seguir as orientações de um profissional habilitado.

 

Quetsia Quetsia Santiago faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0