Sem categoria

Carboidrato em gel: por que utilizar?

GelA suplementação de carboidratos pode melhorar a performance no exercício de longa duração por retardar a fadiga muscular devido a manutenção de altas concentrações de glicose no plasma.

Os carboidratos são substratos energéticos utilizados para a contração muscular. O glicogênio muscular e hepático (pequenas reservas de glicose do corpo) constitui a primeira fonte energética para os exercícios aeróbicos e anaeróbicos, pois este pode ser utilizado mesmo na ausência de oxigênio (glicólise anaeróbica). Sendo assim, é o substrato mais utilizado, principalmente, no início do exercício onde a oxigenação dos tecidos ainda não está elevada o suficiente para atender as demandas metabólicas.

Em sessões de exercício prolongadas, a baixa disponibilidade de carboidratos torna-se um fator limitante da atividade física, visto que esse é substrato energético para o músculo e para o cérebro. Portanto, as orientações nutricionais para atletas são focadas em estratégias para aumentar a disponibilidade de carboidratos no corpo e manter o desempenho do exercício.

A ingestão de carboidratos na forma de gel tornou-se mais prevalente nos últimos anos, pois este além de ser prático possibilita um controle maior da ingestão de líquidos e carboidratos (ao contrário das bebidas líquidas).

No estudo de Phillips e colaboradores em 2012 foi mostrado que o uso do gel de carboidrato melhorou a performance de corrida intermitente em atletas adolescentes (idade média: 13 anos) em comparação com o placebo. Os jovens que fizeram uso do gel tiveram o tempo de prova reduzido e maior resistência ao exercício percorrendo assim uma distância maior.

Sendo assim, a suplementação com carboidratos pode melhorar a performance em exercícios prolongados, visto que tem a função de fornecimento de energia de rápida oxidação com intuito de reduzir a fadiga. O benefício do seu uso no esporte está na diminuição do tempo de prova, manutenção do rendimento em provas de longa duração e melhora da performance de forma geral.

 

Luana Luana Vilas Bôas faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0