O que é a uva-ursi?

bearberry fruitA descoberta de moléculas bioativas e a elucidação de seus mecanismos de ação abrem oportunidade para o desenvolvimento de terapias para diversas doenças. Por isso, propriedades funcionais de vários extratos de plantas, em particular, estão sendo investigadas para uso como novos nutracêuticos. Nesse contexto, a uva-ursi tem sido alvo de diversos estudos.

A uva-ursi, de nome científico Arctostaphylos uva-ursi L., é uma espécie vegetal medicinal também conhecida como uva-ursina, bearberry, buxulo, medronheiro-rojante, medronheiro-ursino e uva-de-urso. É um pequeno arbusto rasteiro, encontrado principalmente na América do Norte. O nome é derivado a partir do fruto comestível, que é muito apreciado por ursos. Ela pertence à família botânica Ericaceae, juntamente com outras plantas com frutas comestíveis, como o mirtilo e o cranberry. Os frutos são pequenas bagas globulosas de cor vermelho vivo, já a folha (seca, inteira ou fragmentada), é a parte da planta utilizada no caso de infecções do trato urinário, como a uretrite, pielonefrite ou cistite.

Alguns benefícios citados na literatura atribuídos à uva-ursi são: ação quimiopreventiva e quimioterápica (inibindo a iniciação, promoção e metástase do câncer, através do efeito em fatores de transcrição, fatores de crescimento, citocinas, quimiocinas, moléculas de adesão e enzimas inflamatórias), ação antioxidante, antimutagênica, antiaterosclerótica, anti-hipertensiva, antiviral, anti-diabética e antimicrobiana. Esta última é devido às arbuitnas encontradas na planta. A uva-ursi atua na modulação da hidrofobicidade por bactérias, que está relacionada com a capacidade dos agentes bacterianos específicos em causar infecção, ou seja, quanto maior for a hidrofobicidade, maior o potencial patogênico. Em um estudo feito por Dykes e colaboradores (2003), os resultados sugeriram que o extrato de bearberry age de forma específica em diferentes espécies bacterianas.

A importância comercial da uva-ursi é também baseada em suas propriedades adstringentes e sua ação benéfica em nefrites, pedras nos rins e outras doenças do aparelho urinário. No contexto da nutrição esportiva, é um ingrediente ativo em alguns suplementos alimentares voltados para o emagrecimento (como termogênicos), possivelmente pelo seu caráter diurético e anorexígeno (por meio de taninos, flavonóides e terpenóides).

 

Naiara Brunelle faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *