Sem categoria

Serotonina e o desejo por doces

 

DoceA serotonina (5-HT) desempenha papéis importantes no sistema nervoso, como a libe­ração de alguns hormônios, regulação do sono, atividade sexual e motora, ritmo circadiano, sensibilidade à dor, tempera­tura corporal, apetite, humor e outras funções cognitivas. Ademais, tem sido demonstrado em vários estudos que a serotonina é um neurotransmissor que está intimamente ligada à regulação do comportamento alimentar e transtornos de ansiedade em humanos e em modelos animais.

A ação da serotonina está especificamente ligada a um determinado macronutriente, o carboidrato. Tal ligação se apoia no fato de que a ingestão de carboidratos exerce efeito sobre o aumento da disponibilidade do aminoácido triptofano, precursor da serotonina, no hipotálamo e no cérebro. O triptofano circula normalmente em concentrações baixas, mas quando os carboidratos entram na corrente sanguínea, os mesmos estimulam a produção de insulina, facilitando a captação da maioria dos aminoácidos, exceto o triptofano, para os tecidos. Sendo assim, a proporção de triptofano na circulação aumenta em relação a outros aminoácidos, facilitando a sua passagem através da barreira sangue-cérebro, onde é convertido em serotonina.

Uma hipótese popular é que o desejo de comer carboidratos é devido a deficiência de serotonina, particularmente em indivíduos deprimidos, como uma tentativa de “auto-medicação”, já que a serotonina age através de um mecanismo de biofeedback para regular o consumo de carboidratos. Já com quantidades normais de 5-HT, a pes­soa atinge mais facilmente a saciedade e consegue controlar melhor a ingestão de açúcares.  

 

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail        nutricao@sncsalvador.com.br       .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.