Sem categoria

Whey Protein e Emagrecimento

wheyAs proteínas do soro do leite, ou whey proteins, são largamente difundidas no mundo esportivo como suplementos auxiliares no desenvolvimento e manutenção da massa muscular. Por ser um produto derivado do leite, conserva algumas características que justificam a sua importância no contexto esportivo. Elevadas quantidades de aminoácidos essenciais – como os BCAAs – e a presença de compostos bioativos com efeitos estimulantes da produção hormonal estão entre os grandes benefícios de seu consumo.

Apesar de estritamente relacionado à melhores resultados de hipertrofia muscular, o uso de tal suplemento pode ser facilmente associado a outros contextos, como o emagrecimento. Segundo as pesquisas científicas a ingestão de proteínas derivadas do leite permite uma maior regulação do metabolismo lipídico, assim como demonstrado por Acheson e colaboradores, em 2011, ao observarem maior gasto energético, maior termogênese (produção de energia sob forma de calor) e maior oxidação de gordura após ingestão de whey protein isolada quando compara a ingestão proteínas de soja, caseína ou carboidratos em quantidades com calorias equivalentes.

A presença de compostos bioativos com efeitos hipotensivos, hipocolesterolêmicos, antioxidantes e imunoestimulantes confere uma qualidade ímpar às proteínas do soro do leite. Alguns destes, a exemplo da Lactoferrina mostram-se igualmente importantes no emagrecimento. Pesquisadores como ONO e colaboradores (2010) demonstram que a suplementação de 300mg diários de tal peptídeo, por 8 semanas, permite reduções significativas da gordura visceral em indivíduos com sobrepeso.

Os melhores resultados para o emagrecimento surgem quando seu consumo vem associado a planos alimentares bem controlados. Dietas hipocalóricas, porém ricas em proteínas já são apontadas como estratégias importantes para o emagrecimento. A orientação de um profissional nutricionista especializado é fundamental neste momento.

 

 

Sidney

  Sidney Rangel faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UNEB.

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.