Sem categoria

Suplementos nutricionais e a busca pelo emagrecimento

 

emagrecimentoPara além do padrão estético da magreza e músculos sobressaltados, o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para diversas más consequências. Dislipidemia, dores articulares, diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e câncer, são algumas doenças que tem suas chances de aparecimento aumentadas diante de um quadro de excesso de gordura corporal. Sendo assim, a obesidade é a causa de morte manipulável que mais mata. Manipulável? Sim! Pois trata-se de uma situação totalmente reversível quando adotado um estilo de vida saudável através de dieta e exercício físico.

Os suplementos nutricionais podem ser de grande ajuda quando somados a uma rotina equilibrada. Os mesmos podem atuar auxiliando diretamente na queima de gordura, como também ajudando na saúde intestinal, na manutenção da massa magra, entre outros benefícios.

O desequilíbrio na microbiota intestinal já é citado por alguns autores como sendo característico da obesidade. Tal situação é vista quando o número de bactérias patogênicas supera a quantidade das bactérias benéficas colonizadoras do intestino, caracterizando um processo de disbiose. A disbiose acarreta na má digestão e absorção dos nutrientes e na fraqueza do sistema imunológico. De forma simples, pode-se dizer que quando um indivíduo apresenta disbiose, mesmo que ele coma alimentos saudáveis, o corpo pode não estar conseguindo aproveitá-los.

Um grande desafio no processo de emagrecimento é evitar a perda do tecido muscular. Dietas altamente restritivas que levam ao emagrecimento de forma rápida muitas vezes não são efetivas em longo prazo. Existem muitos suplementos proteicos que podem ser utilizados em dietas para redução de peso, os mesmos geram saciedade, termogênese, possuem alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos que ajudam na queima da gordura.  A conservação da massa magra é fundamental, pois o músculo possui elevada taxa metabólica basal.

Como o excesso de adiposidade possui causas e consequências multifatoriais, o ideal é que os profissionais atuantes na área enxerguem o indivíduo que deseja reduzir seu peso de forma completa. Dessa forma, o processo de emagrecimento pode ser prazeroso e duradouro. Procure um nutricionista para mais informações sobre possíveis suplementos nutricionais que podem ajudar no emagrecimento.

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail         nutricao@sncsalvador.com.br        .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.