Sem categoria

β-alanina e parestesia ou “formigamento”

parestesiaA β-alanina é um aminoácido não essencial, por tanto, temos capacidade de produzi-la no nosso corpo. Sua síntese ocorre no fígado por via da degradação da uracila. A partir da β-alanina podemos gerar a carnosina.

A carnosina é um dípeptídeo formado com os aminoácidos histidina e β-alanina, sua ação principal é atuar com um efeito tampão evitando o aumento da acidez intracelular e dessa forma retarda o processo de fadiga melhorando o desempenho da atividade física desempenhada.

Entretanto, na literatura está descrito um efeito adverso gerado a partir do seu uso, a parestesia. (HARRIS, TALLON, DUNNETT et al., 2006; apud Artioli et al, 2009). Esse sintoma corresponde a uma sensação de formigamento pelo corpo.

 Segundo Décombaz e colaboradores (2012) essa reação ocorre com doses acima de 800mg, por conta disso a recomendação conta com o fracionamento da dose. Para esses autores a explicação para essa reação é a ativação de um conjunto de neurotransmissores com receptores no cérebro, no sistema nervoso central e em neurônios do gânglio da raiz dorsal que terminam na pele. É a transferência da informação desses transmissores que quando se ligam com os seus receptores específicos geram a sensação de formigamento após altas doses de β-alanina. Com tudo, esse sintoma é transitório e desaparece em média de 1h a duas horas.

Recomenda-se a suplementação de 3g de β-alanina fracionada durante o dia (manhã, tarde e noite) sem maiores efeitos adverso.

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.