Posso comer carboidrato depois do treino?

CarboA atividade física intensa aumenta a necessidade de consumo de todos os nutrientes, pois através deles recuperamos e reestruturamos o organismo. Cada nutriente tem uma função importante no corpo seja o carboidrato, a proteína, a gordura ou as vitaminas e minerais. Entretanto existe uma grande preocupação quanto ao consumo de carboidratos porque, segundo “dizem por ai”, é o carboidrato que engorda!

O carboidrato é um combinado de hidratos de carbono e corresponde a principal fonte de energia para o corpo, pois sua metabolização é rápida e disponibiliza glicose de forma bastante eficiente. Por conta disso, durante a atividade física a principal fonte de energia é mesmo advinda do carboidrato e no final de uma atividade temos esgotados quase por completo os nossos estoques de glicogênio (forma de armazenamento de glicose).

Desse modo, o carboidrato é fundamental para recuperação dos estoques de glicogênio muscular, manutenção dos níveis de glicose sanguínea corporal, e pode também atenuar alterações negativas no sistema imune pós-exercício.

Atletas, por exemplo, que apresentam um elevado gasto calórico (maior do que pessoas pouco ativas) a recomendação de carboidrato pode variar de 6 a 10g/kg de peso corporal, ou atender a 60 a 70% do valor energético total do dia (Panza et al, 2007) e para o pós exercício é recomentado até 1,5g/Kg de peso (ACSM, 2000).

São boas opções de carboidrato para depois do treino aqueles de médio a alto índice glicêmico, pois correspondem aos carboidratos que dispõem energia de forma rápida e otimizam a liberação de insulina, importante para a absorção de todos os nutrientes.  Faz-se boas opções de carboidratos nesse momento as batatas, as massas e até mel. (Silva et al, 2008)

O que engorda é a falta de equilíbrio entre o consumo e o gasto energético total e a qualidade da distribuição dos nutrientes da dieta durante o dia. O carboidrato é tão necessário quanto os demais nutrientes em quantidades adequadas e em momentos oportunos. O equilíbrio de uma dieta associado atividade física é fundamental para uma boa composição corporal. Para identificar a quantidade de carboidrato que seja adequada para o seu ritmo de vida consulte um nutricionista. 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *