Alimentação durante o treino

IntraTreinoJá é sabido que existem suplementos nutricionais ideais para serem utilizados intra-treino, como os géis e líquidos compostos principalmente por carboidratos e aminoácidos e até mesmo cafeína e eletrólitos, com o objetivo de protelar a fadiga e melhorar o desempenho na prática da atividade física. Porém, algumas pessoas insistem em utilizar alimentos durante o exercício físico com o mesmo objetivo.

Embora tais indivíduos digam que a alimentação durante o treino lhe traz vantagens, alguns aspectos precisam ser levados em consideração para que ocorram digestão e aproveitamento satisfatórios do alimento consumido nesse momento. Tais aspectos englobam consistência e composição do alimento oferecido, além do tipo de exercício, levando-se em consideração a priorização do fluxo sanguíneo para o músculo esquelético durante o exercício físico.

Tem- se que individualmente as demandas metabólicas da digestão ou do movimento podem ser totalmente suportadas por elevações no desempenho cardiovascular, mas quando ocorre simultaneamente, a perfusão vascular pode privilegiar o sistema digestivo ou o músculo esquelético, isso vai depender da intensidade do exercício realizado. Por exemplo, em exercícios mais intensos o fluxo sanguíneo iria irrigar com prioridade o músculo que está sendo movimentado em detrimento do sistema digestivo, em contrapartida, em exercícios de baixa intensidade o sangue se direcionaria com maior prioridade para o intestino, objetivando o recolhimento dos nutrientes ingeridos.

A magnitude de hiperemia intestinal pode ser dependente da composição da alimentação, o tamanho da refeição e se o intestino está competindo com outros tecidos pelo sangue disponível. Refeições ricas em proteína ou gordura produzem uma hiperemia intestinal mais pronunciada do que refeições ricas em carboidratos.

Sendo assim, deve-se selecionar criteriosamente o alimento a ser ingerido, para que não ocorra queda de desempenho ou ainda problemas gastrointestinais. Procure um nutricionista para maior suporte na escolha de alimentos que podem vir a compor sua dieta. 

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail         nutricao@sncsalvador.com.br        .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *