Óleo do Cártamo

ID-100114088O tratamento e a prevenção da obesidade são considerados uma enorme batalha devido ao crescente aumento da prevalência de pessoas com sobrepeso e obesidade classificando esta doença como um problema de saúde pública mundial. E nesse contexto que houve a popularização dos alimentos funcionais, que promovem benefícios a saúde além dos nutrientes de sua composição estando entre eles o óleo do cártamo originado de uma planta o Carthamus tinctorius que é rico em ácido linoleico conjugado (CLA).

O CLA é um ácido graxo pertencente ao grupo de ácidos graxos poliinsaturados, sendo uma substância representada pelo conjunto de posições e isômeros geométricos do ácido linoléico que possuem uma dupla ligação após uma ligação simples, portanto são nomeados como conjugados.

Desde o seu descobrimento, no final da década de 70, o ácido linoléico conjugado (CLA) vem sendo estudado de forma constante e exaustiva quanto às suas propriedades benéficas à saúde, em especial a redução da gordura corporal, atuando assim como coadjuvante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O CLA, pode ser encontrado, além do óleo do cártamo, em vários alimentos naturalmente; ele está presente em maiores concentrações em fosfolipídios e triacilgliceróis de leite e produtos lácteos, tais como queijos e iogurtes, nas carnes bovinas e nos óleos vegetais (óleo de milho, girassol, soja). No entanto, em concentrações menores, ele também pode ser encontrado na carne de frango, cordeiro e peru, e em maiores concentrações na gordura de ruminantes, variando sua ocorrencia de 2,9 a 8,92mg CLA/g de gordura. A gordura da carne de gado contém cerca de 3,1 a 8,5mg de CLA/g de gordura.

Os mecanismos de ação do CLA consistem em aumento na atividade da lipólise em adipócitos (celular responsáveis por acumular gordura), acompanhado por uma maior oxidação de ácidos graxos tanto no músculo esquelético quanto no tecido adiposo, sendo essa ação mais visível na gordura depositada na região abdominal (gordura visceral), comparada a subcutânea Estudos recentes demonstram que o CLA tem melhores resultados quando associado ao ômega 3.

A recomendação de uso é de 3 a 4g de CLA , ou seja, cerca de 5 cápsulas de óleo do cártamo antes de uma refeição principal, para que assim se consiga ter um melhor resultado.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *