Sem categoria

Aminoácidos Essenciais

aminoacidoAs proteínas são os principais componentes estruturais do corpo humano. Todas as proteínas são constituídas por diferentes arranjos e combinações de vinte aminoácidos. São essas combinações que determinam suas distintas funcionalidades, que podem ser enzimáticas, transportadoras, mecanismos de defesa, ou mecanismos contráteis.

Os aminoácidos podem ser classificados em não essenciais, essenciais ou condicionalmente essenciais. Os não essenciais são aqueles que o organismo tem capacidade de produzir naturalmente, são eles: alanina, aspartato, asparagina, glutamato e serina. Já aqueles aminoácidos que o organismo produz em situação normal, mas em situações especiais em que a demanda por eles é aumentada, como em queimaduras, atividade física ou inflamações, sua produção não é suficiente, exigindo assim a suplementação, são os aminoácidos considerados condicionalmente essenciais (ou semi-essenciais), são eles: a arginina, cisteína, glutamina, glicina, prolina e tirosida. Então, os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não produz, sendo por tanto,  obtidos através da alimentação. O grupo desses aminoácidos é constituído por: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, valina e histidina (essencial na infância).

A sigla EAA significa “Essential Amino Acids”. Os EAAs tem importantes funções no organismo humano. O não consumo de algum desses aminoácidos pode gerar algumas deficiência no funcionamento normal do corpo.

Os estudos atuais comprovam a eficiência dos EAAs no estímulo ao aumento de massa muscular. Isso está principalmente relacionado com a função da leucina, um dos aminoácidos essenciais envolvidos diretamente na sinalização da síntese proteica.

Existe uma variedade de produtos que são compostos pelos aminoácidos essenciais. Podem ser por alguns deles, como os BCAAs, ou vir com a composição mais completa com todos os aminoácidos essenciais (EAA).

Dessa forma, suplementar aminoácidos essenciais durante diferentes momentos do dia pode ser uma estratégia interessante para manter o metabolismo proteico ativo, favorecendo a manutenção e até o aumento da massa magra. 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail    nutricao@sncsalvador.com.br   .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.