Sem categoria

Probióticos no Esporte

probioticosA palavra “probiótico” deriva do grego e significa “para a vida”, o mesmo pode ser definido como suplemento alimentar composto de células microbianas vivas, que possuem efeitos benéficos para o hospedeiro, melhorando ou mantendo o equilíbrio microbiano no intestino.

Em um intestino adulto saudável, a microbiota predominante se compõe de microrganismos promotores da saúde, em sua maioria pertencente aos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. Porém, é possível que um quadro de disbiose se instale quando o indivíduo é submetido a estresse, poluição, remédios, má alimentação, entre outros fatores. A disbiose é um desequilíbrio na microbiota intestinal, ou seja, aumento do número de microrganismos patogênicos e diminuição dos benéficos. Tal quadro produz efeitos prejudiciais e interfere na integridade intestinal.

Os benefícios relacionados à suplementação de probióticos envolvem preservação da integridade intestinal e atenuação dos efeitos de doenças intestinais, como diarreia, doença intestinal inflamatória e a colite. Há ainda evidências de que os probióticos estimulem a resposta imunológica, na modulação de reações alérgicas e promova a digestão da lactose em indivíduos intolerantes à mesma, além de reduzirem o risco de câncer. Os lactobacilos demonstraram possuir atividade inibidora para a multiplicação de enteropatógenos, por serem altamente competitivos e em grande parte devido à sua produção de vários compostos antimicrobianos.

Estudos indicaram ainda que o estímulo do sistema imunológico pelos probióticos reduz a inflamação e previne a liberação de citocinas induzidas por estresse oxidativo. Além disso, a inibição de agentes patogênicos intestinais reduz a inflamação e seu dano oxidativo associado. Os probióticos também parecem aumentar a absorção de macro e micronutrientes, incluindo a de antioxidantes.

A suplementação de probióticos é uma alternativa para o tratamento de disbiose intestinal, podendo conferir diversos benefícios à saúde do usuário, tais como melhora da capacidade absortiva intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, efeito anti-inflamatório e antioxidante.  No contexto esportivo, o uso de probióticos pelos atletas pode ser um fator indireto contribuinte para o melhor desempenho do atleta. 

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail         nutricao@sncsalvador.com.br        .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.