Sem categoria

Caseína X inflamação

 

 

 

 

caseinaA caseína é uma das proteínas do leite, e corresponde a 80% da fração proteica do leite de vaca.  O leite de vaca é um alimento rico em nutrientes (considerado boa fonte de cálcio) e possui proteínas de alto valor biológico, entretanto é também alvo de muitas discussões por está envolvido com processos alérgicos, inflamatórios e de intolerância alimentar.

A inflamação, especificamente, é uma resposta que o organismo desenvolve para controlar ou eliminar um agente agressor, células ou tecidos necrosados, proporcionando posterior reparo ao loção afetado. Embora a inflamação sirva de proteção ao corpo a agentes danosos uma resposta exacerbada pode provocar danos consideráveis ao organismo.

 A caseína para exercer sua função de fornecimento de aminoácidos para o corpo precisa ser digerida. Nesse processo de digestão ela pode ser clivada em 5 frações para chegarem ao ponto de serem absorvidas. Estudos recentes trazem que uma dessas frações (K-caseína) ao ser clivado por uma enzima específica pode gerar um componente, o glicomacropeptídeo(GMP), que pode atuar como fator anti-inflamatório em inflamações intestinais. Entretanto seus mecanismos ainda são pouco esclarecidos. (DADDAOUA  et al, 2006, CHATTERTON et al, 2013)

Essas atualizações ainda não negam por completo os possíveis potenciais inflamatórios da caseína. Vale lembrar que cada organismo pode reagir de forma diferente a difenretes antígenos. Dessa forma, determinar se um alimento é pro ou anti-inflamatório requer maior certificação de estudos, pois uma reação adversa a alimentos é uma questão relativa porque é dependente de diversos fatores como dosagem, associação com demais nutrientes, predisposição orgânica.

Com isso, mais estudos são necessário para melhores esclarecimentos sobre esse tema e a retirada por completo de um alimento da dieta de qualquer pessoa deve ser analisada de forma individual baseada em suas experiências pregressas e com orientação de profissionais qualificados. 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.