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Ingerir gordura nem sempre engorda!

EFASA dieta habitual de uma pessoa pode interferir em diversos aspectos relacionados à sua saúde. A ingestão de gorduras é um fator importantíssimo nos aspectos relacionados ao aumento de peso e modulação da inflamação. Mas, por outro lado, existem alguns gorduras que precisamos ingerir através da alimentação, essas são os ácidos graxos essenciais.

As gorduras podem ser saturadas ou insaturadas. Na classe das insaturadas, elas podem ser mono ou poliinsaturadas. Saturação significa dupla ligação na cadeia carbônica que constitui os ácido graxo e que confere maior fluidez, na maioria dos casos, está presente nos óleos.

Os ácidos graxos essenciais (EFAs) são compostos pelos ômegas 3,6,9 e fazem parte da classe de gorduras insaturadas. São principalmente importantes por ser componentes das membranas celulares, e servem também como precursores de uma variedade de compostos biologicamente ativos referidos como eicosanoides (prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos), que atuam na regulação de diversas respostas fisiológicas como constrição e dilatação dos vasos sanguíneos, contração de músculo liso, agregação plaquetária e regulação de funções imunes e inflamatórias. (VERA et al., 2013)

Entre os benefícios dos EFAs está na elevação dos níveis séricos de lipoproteínas de alta densidade (HDL, o bom colesterol), contribuição para maturação e desenvolvimento neuronal infantil, proteção do sistema cardiovascular, atuam na produção de prostaglandinas- lipídios bioativos que regulam processos de cicatrização, resposta inume, frequência cardíaca, pressão sanguínea.

Diante disso fica clara a importância do consumo regular e em quantidades adequadas das “gorduras boas”, lembrando que a qualidade dela é um fator importantíssimo. Consulte um nutricionista e se alimente de forma mais saudável, seu organismo agradece! 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

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