Sem categoria

Inositol e metabolismo de glicose, quais as implicações no organismo?

 

glicoseEstudos sobre o inositol datam desde a década de 60. Primariamente seu papel era destacado como segundo mensageiro em seres categorizados eucarióticos, implicando em diversas respostas celulares mediadas pela liberação de Ca²+ intracelular, um mecanismo considerado gatilho inicial de uma cascata de respostas de curto e longo prazos, mas hoje já se faz associações específicas voltadas para sua suplementação.

O inositol é um poliol carbocíclico hidrossolúvel que se encontra comumente nas membranas celulares na forma de fosfatidilinositol por estar associado a molécula de diacilglicerol, no entanto, seus grupos hidroxilas livres quando fosforilados em diferentes combinações desencadeiam diferentes respostas celulares.

Recentemente, estudos têm comprovado a influência de determinadas espécies fosforiladas de inositol no aumento da expressão de Akt, uma enzima que regula a sinalização do fator de crescimento, estimulando a captação de glicose, síntese de glicogênio e síntese proteica. Porém, a espécie fosforilada no carbono 5, exerce papel fisiológico contrário, diminuindo a expressão de Akt, por conseguinte, alguns estudiosos sugerem que a inibição da enzima responsável pela formação desta espécie ou suplementação de determinados isômeros, elevariam a sensibilidade à insulina e resistência ao ganho de peso, propondo assim possíveis vias terapêuticas não só para tratamento de Diabetes Mellitos (DM), como também para obesidade e Síndrome dos Ovários Policísticos, doenças que estão extremamente relacionadas à resistência insulínica.

O inositol como ingrediente de suplementos esportivos, entrevê poupar o glicogênio muscular e melhorar a captação de glicose nas células destes tecidos que requerem substrato energético para incitar o desempenho do praticante de exercício físico, principalmente se a modalidade for de endurance.

O metabolismo de carboidratos pode ser alterado pela suplementação de determinados isômeros de inositol, sua suplementação é sugerida tanto para fins terapêuticos quanto para suposto desempenho da prática esportiva, todavia, respectivamente o acompanhamento médico e nutricional deve ser requisitado para utilização oportuna deste recurso.

 

Lara Lara Gabriela faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.