Sem categoria

Além da Albumina…

ID-10050067Os ovos são classificados como importantes fontes proteicas disponíveis para alimentação humana, uma vez que o percentual proteico do ovo é cerca de 13%. Além de apresentarem na sua composição estrutural casca, clara e gema e na composição nutricional água, proteínas, pequenas quantidades de carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais.

A clara, às vezes também chamada de albúmen, é uma solução aquosa de diversas proteínas. Suas principais proteínas são: ovoalbumina (solúvel em água), conalbumina, ovomucóide, lisozima, ovomucina e avidina. A gema é rica em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados e encontramos também a  luteína e zeaxantina que são carotenoides com atividade antioxidante, e a colina que é essencial para metabolismo e catabolismo de lipídios, formação das membranas celulares e para síntese da acetilcolina, um importante transmissor que influencia na função do cérebro. Encontrada na clara do ovo cru a avidina é uma proteína de fator antinutricional por inibir a ação da tripsina enzima proteolítica.

Entre as mais importantes proteínas estão a ovalbumina e a conalbumina que representam, quantitativamente, cerca de 70% do total de proteínas da clara do ovo. A ovoalbumina, também conhecida como albumina, é muito utilizada no meio esportivo como um suplemento proteico, pois possui alta digestibilidade e alto valor biológico, além de fornecer todos os aminoácidos essenciais e não essenciais em quantidades suficientes.

O ovo é uma das fontes mais baratas de proteína animal e com alto teor nutricional cem gramas de ovo contêm 8,4g de leucina, 5,7g de isoleucina e 6,4g de valina, sendo uma fonte abundante de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) e de aminoácidos essenciais como um todo.                        

Estudos recentes apontam sobre os benefícios que as proteínas encontradas no ovo apresentam a saúde, e os peptídeos oriundos do ovo têm demonstrado diferentes atividades biológicas.

Contudo é uma fonte alimentar de custo acessível e favorece um aporte proteico não só em planos alimentares de indivíduos fisicamente ativos. Sendo importante o acompanhamento de um profissional nutricionista antes de qualquer conduta, pois é essencial para garantir os melhores resultados.

 


Ana Claudia faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela São Salvador.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br    .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.