Sem categoria

Suplemento alimentar tem anabolizante?

ID-10022565Nos últimos tempos o apelo incessante de um corpo “malhado” para atender a modelos de beleza impostos pela mídia, faz com que muitos neguem sua estrutura fisiológica própria e tentem desesperadamente obter um modelo de corpo perfeito, volumoso, hipertrofiado além da conta.

Como sabemos não existe formula mágica para aumento de massa corporal e também melhora de desempenho esportivo se não, a associação de treino (atividade física), alimentação equilibrada e, em muitos casos, suplementação alimentar, que jutos proporcionarão um bom resultado em longo prazo.

No entanto o desejo de transformação corporal imediata fazem algumas pessoas ceder ao consumo de “bombas”, como são chamados os esteroides anabolizantes androgênicos.

Desse modo cabe alguns esclarecimentos sobre termos comumente empregados nesse contexto de produtos para hipertrofia:

– Anabolismo: significa o processo do metabolismo construtivo, formação dos novos tecidos. O que é uma condição fisiológica normal e não precisa está associado com drogas sintéticas.

– Suplementos nutricionais: são nutrientes extraídos de fontes naturais da alimentação, e servem para complementar uma alimentação diária.  

– Esteroides anabolizantes androgênicos: são substâncias sintéticas semelhantes a estrutura da testosterona e seus metabólitos e, foram primariamente produzias como indicação terapêutica para quadros de hipogonadismo e deficiência do metabolismo proteico.

Os esteroides androgênicos sintéticos não são liberados pela ANVISA para serem comercializados e atenderem ao objetivo de aumento de massa muscular. Entretanto, podem ser encontrados em fontes comerciais não credenciadas. Já os suplementos alimentares são seguros e liberados pelos órgãos superiores, pois tem como objetivo complementar uma alimentação regular e auxilia na melhora de rendimento esportivo, recuperação imunológica e aumento de massa magra dentro de condições fisiológicas naturais.

Dessa forma deixa claro que o cosumo de suplementos alimentares regulamentados pode auxiliar de forma positiva para melhor desempenho esportivo e também para um anabolismo saudável sem que haja o cosumo de “drogas”. Com tudo, é importante está acompanhado de profissionais qualificados para obtenção do resultado final desejado, como nutricionistas e profissionais de educação física. 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br    .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

Deixe um comentário