Sem categoria

Whey Protein x Proteína Isolada da Soja: Qual a melhor opção?

 

 

 

ID-100202211Atualmente, os benefícios da suplementação proteica são amplamente conhecidos entre os praticantes de exercício físico, principalmente para estímulo à síntese proteica muscular no pós-treino. Mas com as opções existentes no mercado, qual seria a melhor alternativa?

Sem dúvidas, a Whey Protein – Proteína do Soro do Leite – é a proteína mais procurada para este objetivo, devido à sua rápida absorção, boa digestibilidade, riqueza em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), principalmente a leucina, principal estimuladora do mTOR, que é a chave para a síntese proteica, presença dos demais aminoácidos essenciais, peptídeos bioativos que auxiliam no controle da pressão arterial, além dos efeitos antibacterianos e reguladores da função imune. O perfil de aminoácidos das proteínas do soro é muito similar ao das proteínas do músculo esquelético, fornecendo quase todos os aminoácidos em proporção similar as do mesmo. Além disso, os benefícios das proteínas do soro também estão associados à redução de gordura corporal. Por serem ricas em Cálcio, favorecem a redução nas concentrações dos hormônios calcitrópicos, principalmente o 1,25 hidroxicolecalciferol, que em elevadas concentrações estimulam a transferência de cálcio para os adipócitos, o que leva ao aumento da lipogênese (acúmulo de gordura) e redução da lipólise (quebra da gordura). Assim, a ação do cálcio pode ajudar a reduzir a deposição de gordura nos tecidos adiposos. Além disso, estudos mostram que o elevado teor de BCAAs das proteínas do soro afeta o os processos metabólicos da regulação energética, favorecendo o controle e redução da gordura corporal.

Já a Proteína Isolada da Soja, é uma opção para os praticantes de esporte, que optam por um estilo de vida vegetariano. A soja é a principal fonte de isoflavonas, e seu uso em humanos vem seu associado a menor incidência de doenças tais como a doença cardíaca coronariana, câncer de próstata, cólon e mama. Também tem sido usada no auxílio a prevenção da osteoporose, redução das concentrações séricas de colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade e triglicérides, além da ajuda em programas de controle de peso, e agem como uma parte terapia de reposição hormonal para as mulheres durante a menopausa. Apesar de todos esses benefícios, o consumo da proteína da soja vem sendo associado a uma redução na produção e ação da testosterona, por mecanismos ainda não muito bem esclarecidos.

A ingestão de Whey Protein por si só tem mostrado resultados para estimular a síntese de proteínas do músculo e quando fornecido, antes ou depois do exercício, aumenta a resposta anabólica ao treinamento de resistência. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que o uso da proteína da soja, parece atenuar parcialmente a testosterona (hormônio anabólico) sérica, após exercício agudo de resistência, o que não foi observado com a suplementação de Whey Protein. A resposta do hormônio cortisol – Hormônio responsável por paralisar as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos, para que o organismo se concentre em sua função catabólica para a obtenção de energia – é atenuada com o uso de Whey Protein, favorecendo assim, melhor estímulo ao anabolismo no momento de recuperação, resultado que não foi observado com a suplementação da soja.

Portanto, apesar dos benefícios à saúde que são atribuídos à soja, esta não parece ser uma boa opção para suplementação no pré ou pós-exercício, sendo a Whey Protein superior, principalmente pelo estímulo à testosterona e atenuação da produção de Cortisol e estímulo à síntese proteica muscular, na recuperação pós-exercício. 

 


Priscila Teles faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.
 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br    .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.