Sem categoria

Associação BCAA e Termogênicos

 

 

 

Termo-bcaaAtualmente muitas pessoas buscam nos suplementos nutricionais um suporte para a conquista de determinado objetivo. O uso dos aminoácidos de cadeia ramificada (Branched Chain Amino Acids– BCAA) em combinado com os termogênicos pode ser uma opção de auxilio tanto para um emagrecimento com qualidade, ou seja, evitando a perda de massa muscular, quanto para a melhora do desempenho no exercício físico.

Dentre os BCAAs, encontram-se a leucina, valina e isoleucina, os quais são aminoácidos essenciais e importantes para a manutenção da proteína corporal além de ser fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. O papel dos BCAAs – especialmente da leucina – se estende ainda para a regulação de processos anabólicos, atenuação da perda de massa magra durante a redução de massa corporal; favorecimento do processo de cicatrização e efeitos benéficos no tratamento de doenças hepáticas e renais.

No contexto da nutrição esportiva, os BCAAs são largamente utilizados por atletas com o intuito de promoção do anabolismo proteico muscular, diminuição da fadiga central, favorecer a secreção de insulina, reduzir desgaste de glicogênio, melhorar a imunocompetência, diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico e melhorar o desempenho.

Os termogênicos, por sua vez, aceleram o metabolismo basal, aumentando o gasto energético no repouso, e estimulam o aumento da mobilização de ácidos graxos livres, os quais podem ser utilizados como fonte de energia evitando degradação de glicogênio muscular, proporcionando assim, melhora de desempenho e redução do estoque de gordura corporal.  Além disso, os termogênicos são eficientes para diminuir a percepção subjetiva do esforço e o apetite, e aumentar a diurese.

Apesar de alguns estudos, tais como o de Cardoso et al (2012) e Franco et al (2011), não demonstrarem efeito dos termogênicos no catabolismo muscular, a sua suplementação junto com o BCAA pode contribuir para a preservação e aumento da massa magra, contribuindo consequentemente com a redução de tecido adiposo, além de que ambos podem atuar aumentando a oxidação de gorduras. Sendo assim, dentro de um contexto de exercício físico e dieta equilibrada o uso associado de BCAA e termogênicos pode ser muito positivo. Para melhor acompanhamento procure um nutricionista. 

 

Fernanda Fernanda Bacha  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail          nutricao@sncsalvador.com.br         .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.